Recorde de abelhas: evento COLMEIA 2015 conta com maior número de inscritos no GT Hip Hop

Colmeia_Hip-hopMúsica, dança e movimento. A quarta edição do evento COLMEIA (parceria entre Coletivo Laboral Multicultural de Experimentações e Intervenções Artísticas e o Teatro Carlos Gomes) registra um recorde de 40 inscritos no Grupo de Trabalho (GT) Hip Hop. As apresentações ocorrerão no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau, nos dias 19 e 20 de setembro.

Quem se dirigir ao teatro será recebido com a presença dos grafiteiros, que estarão demonstrando a originalidade de sua arte na entrada do Carlos Gomes. No sábado (19) ocorrerá a batalha de dança estilo break e no domingo (20) é a vez da batalha de freestyle, em que o MC irá criar rimas na hora, sem utilizar letra pronta. As batalhas estarão concorrendo à premiação. Já no sábado à noite, o rapper e produtor Marrom irá ministrar uma aula de produção musical direcionada ao rap. O contexto aborda a discussão dos quatro elementos do Hip Hop e a construção do quinto, que é o conhecimento.

Dentro dessa filosofia serão proporcionados mais dois debates, o Debate Feminista: mulheres trabalhadoras – histórias e desafios atuais – proposta pela Profª. Ana Zultanski; e o debate Desconstruindo Pré-Conceitos, em que os ativistas convidados para a mesa são representantes do movimento negro, movimento LGBT, Feminista e da Marcha da Maconha. A cidade do evento, Blumenau, abriga o movimento Hip Hop há mais de dez anos, tornando-se um importante polo desse estilo. Nesta ocasião, o GT contará com 20 grupos locais, proporcionando a integração de diversos artistas de outros estados e de cidades da região como Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Lages, Rio do Sul, Timbó, entre outros.

Segundo a moderadora do GT Hip Hop, Janaina Palavra Feminina, o evento é muito importante para a cultura do Hip Hop, pois muitos que vão ao COLMEIA geralmente não frequentam o local e cria-se um ambiente agradável e acessível a todos, em que não há discriminação de classe, de cor ou religião. “Como dizia o idealizador Clovis Truppel, ‘o COLMEIA somos todos nós’”, diz. Não é de se duvidar que mais uma vez o evento será um sucesso, com um ambiente cheio de energia, onde vários caminhos se cruzam, histórias são compartilhadas e a multiculturalidade acontece. Acompanhe as notícias e as novidades pelo www.facebook.com/coletivocolmeia

Texto produzido pelo GT Jornalismo Voluntário: Acadêmicos de Jornalismo da FURB: Anna Clara Uliano, Joane Ribeiro, Luiza Cunha Andrade, Renato Luiz Becker de Britto e Tainá de Zutter Amorim.
Supervisão e orientação: professor Sandro Galarça
Jornalista responsável: Nane Pereira