quinta-feira, 27 janeiro 2022
InícioEventosReconhecimento facial ganha espaço no mercado

Reconhecimento facial ganha espaço no mercado

Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

 

Por Giovani Vitória

Infoair-2016_logoO aumento da insegurança, motivado por crimes e ataques terroristas que diariamente são divulgados pelos meios de comunicação, vem resultando na ampliação de investimentos em proteção empresarial e governamental. Tecnologias que antes pareciam ser coisa de filme passaram a ser uma realidade, conquistando share no mercado global.

É o caso do sistema de reconhecimento facial. Essa evolução estará sendo exposta na 2ª Infofair Brasil – Feira de Tecnologia da Informação, Segurança Eletrônica e Inovações. A feira ocorrerá de 27 a 30 de julho, no setor 3 da Vila Germânica.

Um relatório divulgado pelo setor aponta que o mercado global de reconhecimento facial pode atingir o valor US$ 2,67 bilhões em 2022.

Apesar de ser uma tarefa trivial para seres humanos, a detecção facial é um problema desafiador para os computadores, uma vez que os rostos podem variar de cor, iluminação, posicionamento e escala. Isso dificulta o reconhecimento automático. Os primeiros estudos realizados na área datam do começo dos anos 70.

Uma das maneiras para se fazer o reconhecimento sem erro é comparando as características de um rosto a partir de uma imagem de um banco de dados cadastrado previamente com a imagem atual. É normalmente usado em sistemas de segurança e pode ser comparado com outros tipos de biometria, tais como biometria digital ou biometria da íris.

Segundo o relatório, o mercado é conduzido pela crescente demanda de sistemas de vigilância por agências governamentais e civis. Isso se dá devido ao aumento do número de crimes e atividades terroristas no mundo todo que deve elevar a demanda por soluções e sistemas eficientes de reconhecimento facial em um futuro próximo.

 

Expositores

Pelo menos dois expositores estão mostrando a tecnologia na Infofair. Uma delas é a Polo Inttelix Automação e Segurança de Porto belo, distribuidora autorizada das controladoras de acesso da Inttelix Brasil Tecnologias e Sistemas no Paraná e em Santa Catarina.

Os equipamentos da empresa já são utilizados em instituições governamentais e grandes empresas, como a Latam Linhas Aéreas e nas unidades da Polícia Federal.

A Inttelix é uma empresa de software brasileira criada em 2008. É especializada em sistemas precisos de reconhecimento facial e tem sedes no Brasil, China e Índia, além de pontos de vendas em outros países, Estados Unidos, México, Portugal, França, Inglaterra, Coréia, Índia e Austrália.

Duas tecnologias estão sendo apresentadas na Infofair. Uma delas é a ideal para controle de portas em escritórios em geral, centros cirúrgicos, salas de TI e outros locais que necessitam de um sistema mais rígido de segurança. A outra solução controla portas de hotéis, escritórios comerciais e residências.

 

A tecnologia propicia mais segurança

Serviponto de Blumenau também aposta na tecnologia de reconhecimento facial. A empresa é pioneira na comercialização dessa tecnologia no Vale. A proposta é substituir os modos tradicionais de acesso como, cartão, senha, e biometria.

O leitor facial opera sem a necessidade do Software e trabalha em rede Interface TCP/IP, com capacidade para armazenar até 1.500 faces.

Outra novidade da empresa durante a Infofair será um novo sistema de porta giratória com detector de metais, um aliado na prevenção contra aos assaltos.

Infofair BrasilFeira de Tecnologia da Informação, Segurança Eletrônica e Inovações
Data: 27 a 30 de julho
Horários: Quarta a sexta-feira: 15h às 21h30min | Sábado: 10h às 20h
Local: Setor 3 do Parque Vila Germânica

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS