Quinteto Mazzaropi faz show do novo álbum no dia 12 de abril, em Blumenau

 

Música instrumental brasileira e uma homenagem às Itoupavas de Blumenau. No dia 12 de abril, o Quinteto Mazzaropi faz show de lançamento do novo álbum, Itupaba, no Teatro Edith Gaertner, na Fundação Cultural de Blumenau. O concerto, com entrada gratuita e aberto à comunidade, inicia às 19h30min. No mesmo dia, o grupo irá disponibilizar o disco na íntegra em todas as plataformas digitais, como Spotify, Deezer, Apple Music e Play Music. O álbum Itupaba é patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau.

 

 

Segundo o proponente do projeto Itupaba e músico, Jackson Marquezine, o álbum surgiu da necessidade que o grupo sentiu de ter um registro dos trabalhos que estavam sendo desenvolvidos. “Como o Quinteto ainda não tinha nenhum trabalho registrado, decidimos que a hora era essa e o processo de gravação do disco, desde os ensaios até a finalização das gravações, foi muito tranquilo. O grupo estava muito sintonizado com o que queria”, afirma.

O álbum instrumental foi gravado e mixado no Café Maestro Produções, em Santa Catarina, e masterizado por Marcelo Cássio. O disco possui em seu repertório oito composições, cinco de autoria de Mazin Silva, duas de Hector Costita e uma de Oscar Silva: O Teminha (Hector Costita), Itupaba (Mazin Silva), El Detective (Hector Costita), Quase Agosto (Mazin Silva), Dentadura (Oscar Bernardo da Silva), Papa léguas (Mazin Silva), Um Dia Especial (Mazin Silva) e Adeus, Minha Querida 2 (Mazin Silva).

Para o guitarrista e fundador do Quinteto, Mazin Silva, o show do novo álbum promete encantar. “Neste disco e concerto, o público pode esperar um trabalho bem brasileiro com pitadas jazzísticas e com composições para sair cantarolando, pois são temas onde as melodias falam alto, e, claro, a improvisação é sempre o auge da música instrumental”, comenta.

No dia 15 de março, das 10h às 11h, o Quinteto Mazzaropi fará apresentações especiais para os alunos e professores, na Escola de Educação Básica Luiz Delfino e, às 15h30min e às 16h30min, na Escola Básica Municipal Duque de Caxias, ambas de Blumenau.

ITUPABA

A música que dá nome ao primeiro disco do Quinteto Mazzaropi é uma palavra de origem tupi-guarani que significa “pequeno salto, corredeira”. A inspiração está diretamente ligada a história de Blumenau, onde vários bairros têm no nome a palavra Itoupava, destacando suas características e reafirmando a influência indígena na cidade de colonização alemã.

QUINTETO MAZZAROPI

Grupo de música instrumental que surgiu em 2010, em Blumenau, Santa Catarina, e que promove o jazz brasileiro. O Quinteto Mazzaropi tem em sua formação os instrumentistas Caio Fernando, no baixo; Hélio Reichert, no saxofone; Jackson Marquezine, no trombone; João Paulo de Souza, na bateria; e Mazin Silva, na guitarra. As influências de cada músico formam o repertório do grupo que apresenta seu primeiro trabalho autoral no CD Itupaba (2018).

Show do álbum Itupaba, do Quinteto Mazzaropi

Data e horário: 12 de abril, às 19h30min
Local: Teatro Edith Gaertner, na Fundação Cultural de Blumenau (Rua XV de Novembro, 161, Centro)
Entrada gratuita e aberta ao público
Página do Facebook: @quintetomazzaropi

FICHA TÉCNICA ÁLBUM

Produção Musical: Quinteto Mazzaropi
Músicos: Caio Fernando Fava Ferrarezi (baixo), Hélio Reichert (saxofone e flauta transversal), Jackson Marquezine (trombone), João Paulo de Souza (bateria) e Mazin Silva (guitarra).
Gravado e mixado: Café Maestro Produções, Itajaí/SC.
Masterizado: por Marcelo Cássio, no estúdio Café Maestro Produções, Itajaí/SC.
Projeto Gráfico: Roberto Lanznaster
Produção executiva: Mono Produções Culturais
Assessoria executiva: Soila Freese
Fotos: Mariana Florêncio