Quinta, sexta e sábado (14, 15 e 16/03) terá mutirão de castração gratuita de animais em Blumenau

A ação é destinada especificamente para as ONGs, protetores independentes registrados e famílias de baixa renda registradas no Cadastro Único (CadUnico).

Foto: Eraldo Schnaider [PMB]

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), promove mais um mutirão de castração gratuita de animais nesta quinta, sexta e sábado (14, 15 e 16/03/24), no Setor 2 do Parque Vila Germânica, em Blumenau.

O mutirão de castração é uma ação permanente no município, destinada especificamente para as ONGs, protetores independentes registrados e famílias de baixa renda registradas no Cadastro Único (CadUnico). As castrações são realizadas somente com inscrição prévia pelo WhatsApp 47 99983-5657.

A intenção é castrar e microchipar cerca de 750 animais no total, entre cães e gatos. Segundo a diretora de Educação Ambiental e Bem-Estar Animal, Tatiana Regina Lenzi Alvise, “este mutirão é fundamental para o controle da população animal, contribuindo para o bem-estar dos animais e a saúde pública.”

Até agora, 16.827 animais entre cães e gatos foram beneficiados com os mutirões. O secretário da Semmas, Jefferson Voigtlaender, ressaltou que “a castração é uma ferramenta essencial para prevenir o surgimento de doenças e reduzir o sofrimento animal”. Além disso, destacou a relevância na promoção da convivência harmoniosa entre seres humanos e animais, contribuindo para uma sociedade mais responsável e compassiva.

Para garantir uma castração bem-sucedida e segura, há algumas medidas importantes a serem observadas:

  • Gatos devem ser transportados apenas em caixas apropriadas.
  • Cães de porte grande devem estar com focinheira.
  • Atenção ao jejum:
  • Para adultos: jejum de 8 horas para alimentos e 4 horas para líquidos.
  • Para filhotes (4 a 9 meses): jejum de 4 horas para alimentos e líquidos.
  • Evite ultrapassar os horários de jejum recomendados, pois muitas horas sem alimento podem causar hipoglicemia e complicações durante e após a cirurgia.

Fonte: Prefeitura de Blumenau