Queda de linha de transmissão foi a principal causa da falta de energia na Regional de Blumenau

Quase 74 mil unidades consumidoras ficaram sem abastecimento de eletricidade.

Foto: CELESC

De acordo com informações passadas pela Celesc, a falta de energia elétrica que atingiu 73.800 unidades consumidoras nas cidades abrangidas pela Regional de Blumenau foi causada pela queda de uma linha de transmissão de 138 mil volts. O incidente ocorreu por volta das 16h desta terça-feira (09/01/24).

A linha, responsável pela interligação da distribuição de energia, possui um sistema de transmissão com dois circuitos provenientes de Jaraguá do Sul e Guaramirim, essenciais para o abastecimento na região do Vale do Itajaí.

“Graças à robustez do sistema de transmissão da Celesc, que opera em um esquema anelado, foi possível realizar manobras rápidas para restabelecer a energia. Este sistema permite que, mesmo com a perda de um circuito importante, a carga seja remanejada, mantendo o abastecimento contínuo para a região”, explicou João Marcos Ribeiro, gerente da Regional da Celesc em Blumenau.

Segundo Ribeiro, o temporal em si afetou apenas duas mil unidades consumidoras. “Esses incidentes estão sendo tratados separadamente, demonstrando a complexidade e a capacidade de resposta do sistema elétrico da região”, finalizou.