sábado, 24 julho 2021
InícioSegurançaQueda de 43% nos homicídios e 37% na violência doméstica no primeiro...

Queda de 43% nos homicídios e 37% na violência doméstica no primeiro semestre de 2021

Os dados fazem parte do Balanço Geral divulgado pela Polícia Militar de Blumenau nesta sexta-feira (16/07)

Nesta sexta-feira (16/07/21), o 10° Batalhão de Polícia Militar (BPM) divulgou o balanço do primeiro semestre de 2021, em comparação ao mesmo período do ano passado. Os números levam em conta as 19 mil ocorrências atendidas e apresentam um panorama geral da segurança pública em Blumenau.

Comparando os dados, os crimes de homicídio tiveram queda de 46%. Em 2020 foram cometidas 13 mortes violentas contra sete neste ano. Em relação aos crimes patrimoniais, constatou-se uma diminuição de cerca de 14%.

Os índices de violência doméstica baixaram em 37%. No primeiro semestre de 2020 foram cometidos 666 crimes deste tipo, enquanto neste ano eles somaram 415. No mesmo período, 1.115 pessoas foram presas e recuperados 60 veículos com registro de furto ou roubo.

A Polícia Militar realizou 29 grandes operações que resultaram na apreensão de 41 armas de fogo (16 a mais do que no ano passado) e 410 kg de drogas. Somente em junho, uma delas (a maior do ano) apreendeu mais de 100 kg de entorpecentes, prendeu três traficantes e apreendeu um adolescente.

“Os resultados alcançados são frutos de ações de prevenção e repressão qualificada, que são desencadeadas diariamente pelo efetivo operacional do 10° BPM, por meio de abordagens em áreas sensíveis, com direcionamento da Agência de Inteligência, cujo objetivo é retirar drogas e armas de circulação, além de desestimular comportamentos infracionais. Também se destaca o importante trabalho desenvolvido pelas equipes que compõem os programas de proteção da nossa unidade, como a Rede Catarina, Polícia comunitária e Proerd”, afirmou o comandante do 10° BPM, Tenente Coronel Cleber Pires.

Muitas pessoas podem até duvidar dos dados, mas é importante lembrar que as notícias enviadas à imprensa são as ocorrências em destaque da Polícia Militar. Outro detalhe que precisa ser levado em conta, é número alto de pessoas presas com vários boletins de ocorrências.

Fica a pergunta sobre quem não está fazendo o seu trabalho corretamente: a segurança pública ou a justiça quando permite que criminosos perigosos retornem às ruas.  Sabemos que existem as leis, as deficiências no sistema prisional e a questão política.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS