Fotos e vídeo: Alcione Alvim da Silva
Até pouco tempo atrás, passear às margens do Rio Itajaí Açu na Avenida Beira Rio em Blumenau, necessitava um certo condicionamento físico até alcançar a escadaria construída há décadas. Veja como era nessa foto registrada em abril de 2014.
Final de fevereiro deste ano, foram iniciados os trabalhos para devolver os acessos à essas escadarias, tanto na altura da Rua Nereu Ramos, quanto nem frente a prefeitura. A construção dos dois acessos foram acordadas como uma compensação ambiental devido às alterações que a reurbanização feita em 2010 trouxe ao local.
A obra foi possível pelo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que atendeu as sugestões da Fundação do Meio Ambiente de Blumenau (Faema) e Associação Catarinense de Preservação da Natureza (Acaprena).
O prazo para conclusão das obras é final de abril, com investimento de R$ 36 mil em recursos municipais. O projeto prevê a construção de patamares de concreto, com colocação de guarda-corpo. Agora é possível passear com mais facilidade nesse local.
Uma passarela de concreto margeia o rio Itajaí Açu, que normalmente tem lama e vegetação, já que o nível do rio aumenta e baixa de acordo com as chuvas. É possível encontrar muitos arbustos também, como os pés de Silva com seus espinhos.
Mesmo assim, é uma opção interessante passear no local, desde que com cuidado (limo e lama) para não cair no rio. Por isso não seria indicado com crianças, já que podem soltar das mãos dos pais e saírem correndo. Caminhando a direita dá para apreciar a foz do Ribeirão Garcia.