Quatro coisas importantes antes de vender seu carro

Documentação em dia, valor de mercado e condições do veículo fazem a diferença na hora da negociação.

Imagem: Shisuka

Vender um carro pode ser uma tarefa desafiadora, principalmente para quem nunca teve nenhuma experiência na negociação de um veículo. Assim que a decisão for tomada, é importante estar bem informado para garantir uma transação justa e sem complicações.

Isso inclui checar se a documentação está em dia, verificar o valor de mercado e a condição do veículo. “Hoje em dia é possível vender pela internet ou até mesmo terceirizar esse trabalho de encontrar um comprador e enfrentar toda aquela burocracia, mas para que esse processo seja ainda mais fácil, é importante que a documentação esteja em dia e o carro em bom estado. Isso vai fazer com que a negociação fique ainda mais vantajosa. Mas caso esses documentos ou financiamentos não estejam quitados, também conseguimos resolver”, explica Ycaro Martins, CEO e sócio-fundador da Vaapty, que é pioneira do franchising no segmento de intermediação de venda de veículos.

Valor de mercado

Antes de definir o preço de venda, é importante pesquisar o valor de mercado do seu carro. Existem várias ferramentas online, como sites de classificados, que podem ajudar a determinar o preço médio com base no ano, modelo, quilometragem e condição do veículo.

Condição do carro

A condição atual do seu carro precisa ser avaliada de maneira justa. Certifique-se de identificar qualquer dano ou desgaste significativo, isso passa mais credibilidade na hora de fazer negócio. Agir com transparência nessas horas ajuda não só a definir um preço justo, mas também a evitar surpresas desagradáveis durante a negociação.

Documentação em dia

Todos os documentos do carro precisam estar em ordem antes de fazer a venda. Isso inclui o certificado de registro do veículo, comprovante de pagamento de IPVA, e histórico de manutenção. Com a documentação completa, a transação será mais fácil e menos burocrática.

Por onde vender?

Existem diversas plataformas que fazem essa venda por market place, sem sair de casa. O lado negativo é que ao fazer isso por conta própria, é preciso pensar nas questões de troca de titularidade do automóvel e logística para realizar essa entrega. Para quem busca mais praticidade, existem empresas que cuidam de toda essa parte, sem que você precise buscar um comprador ou pensar na questão da logística.

“Independente do modelo que você tenha, sendo mais fácil ou mais difícil de fazer a venda, na Vaapty conseguimos fazer essa negociação em 40 minutos e cuida de toda essa burocracia, desde encontrar o comprador até a entrega do veículo. A melhor parte é que a pessoa que quer vender, recebe esse valor no mesmo dia”, explica Ycaro Martins.

É importante lembrar que as leis e regulamentações para a venda de carros podem variar de acordo com a região ou país. Por isso é importante se certificar de estar em conformidade com as normas locais e, se for preciso, consultar um profissional para orientações adicionais.

Sobre a Vaapty

A rede é a pioneira do franchising no segmento de intermediação de venda de veículos do Brasil. Foi fundada em 2020 na cidade de Londrina (PR), através da expertise no setor automotivo em mobilizar a negociação de carros seminovos de forma inovadora, segura e sem burocracia. A marca virou franquia em 2021, tem 200 unidades vendidas pelo país. Segundo informações da própria empresa, a Vaapty movimentou mais de R$ 1 bilhão em vendas de veículos em 2023, e para 2024, quer dobrar o número de franquias.


 

 


Iniciativa da OAB oferece assistência jurídica e social a mulheres vítimas de violência