Próximos dias com veranico em Santa Catarina e máxima de 30°C

Prolongamento da Rua Humberto de Campos, no bairro Velha, em Blumenau | Foto: Helena Mayer

 

 

Prolongamento da Rua Humberto de Campos, no bairro Velha, em Blumenau | Foto: Helena Mayer

 

Nos próximos dias, um bloqueio atmosférico na região Oceano Pacífico, vai impedir o deslocamento das frentes frias pelo sul do Brasil, chegando até o Uruguai. Com isso, o estado de Santa Catarina ficará sob a influência de uma massa de ar seco com dias de sol e temperatura mais elevada para época do ano, o famoso veranico.

O ar seco dificulta a formação de nebulosidade até o início da próxima semana. Nas noites, a temperatura segue um pouco mais amena na maioria das regiões, mas sem formação de geada, comum no período. As tardes serão mais quentes com máximas de 25°C a 30°C, no estado.

Em Blumenau, a calmaria do vento na madrugada associada ao resfriamento noturno favoreceu a formação de nevoeiro no amanhecer nesta segunda-feira (10/06/19). Mas aos poucos ela se dissipou dando lugar a um dia com tempo firme e temperatura máxima em torno de 25°C.

Neste momento (12h20min), faz 22,6°C com sensação térmica de 23,7°C. A mínima foi registrada pelo AlertaBlu às 2h, quando fez 16°C. O rio Itajaí-Açu está com 1,48 m e a umidade relativa do ar em %. Vento fraco de noroeste passando a nordeste.

Santa Catarina – Tempo com sol e aumento da nebulosidade no Estado. A temperatura aumenta rapidamente durante o dia, com vento vindo da direção nordeste, de fraco a moderado. Uma massa de ar seco (alta pressão) predomina no Sul do Brasil.

 

Terça-feira (11)

Blumenau – Tempo firme devido à influência de um sistema de alta pressão que atua no Estado. No decorrer do dia, predomínio de sol e temperatura elevada à tarde, quando a máxima oscila entre 26 e 28°C. Há condição para formação de nevoeiro ao amanhecer, mas que logo nas primeiras horas da manhã se dissipa. Temperatura mínima entre 15 e 17°C e vento fraco de noroeste

Santa Catarina – Um dia com sol e presença de nuvens em no Estado. Ao amanhecer estão previstos nevoeiros isolados e a temperatura aumenta. O vento sopra do nordeste, de fraco a moderado, com uma massa de ar seco (alta pressão) predominando no Sul do Brasil.

 

Quarta-feira (12)

Blumenau – O tempo segue estável em Blumenau devido à influência de uma massa de ar seco que favorece o predomínio de sol no decorrer do dia. A temperatura mínima oscila entre 14 e 16°C e máxima entre 23 e 25°C. Vento fraco de noroeste passando a nordeste no fim do dia.

Santa Catarina – Algumas nuvens, mas o sol aparece no Estado. Nevoeiros isolados ao amanhecer. A temperatura fica mais alta para a época do ano. Vento nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

 

Quinta-feira (13)

Blumenau – Uma massa de ar seco que se estabelece no mar, a leste do Estado, dificulta o avanço das frentes frias que se formam entre a Argentina e Uruguai que mudam suas trajetórias, escoando para o oceano sem avançar em direção ao estado, mantendo a condição de tempo firme e predomínio de sol nesses dias. A temperaturas mínima pode chegar a 15°C enquanto a máxima em 27°C.

Santa Catarina – As nuvens e o sol são presença marcante, assim como nevoeiros isolados ao amanhecer. A temperatura deve ser alta do vento sopra do nordeste, de fraco a moderado com rajadas no Litoral.

 

Sexta-feira (14)

Blumenau – Massa de ar seco mantém o tempo firme e ensolarado. A temperaturas mínima e máxima oscilam em torno de 16°C e 26°C.

Santa Catarina – Sol com aumento de nuvens, devido a uma frente fria no litoral do Rio Grande do Sul. Temperatura bem elevada para a época do ano. Vento nordeste a norte, fraco a moderado com rajadas.

 

Tendência para SC, entre 15 e 24 de junho de 2019

No início do período, permanece a atuação da massa de ar seco, ocasionando dias de sol com poucas nuvens e temperatura bem elevada. Entre os dias 18 e 19, a passagem de uma frente fria provoca chuva isolada no Estado, sem indicativo de chuva intensa, até o momento. No restante do período, permanece a condição de sol na maior parte dos dias, com declínio na temperatura, devido ao avanço de uma massa de ar frio mais intensa.

Fontes: Alerta Blu e Epagri/Ciram