Mais de 10 mil pessoas, 2 mil a menos do previsto, passaram pelo setor 2 da Vila Germânica entre os dias 12 e 14 de maio para conferir de perto os clássicos botecos blumenauenses. Gastronomia, cervejas artesanais, boa música e três dias de evento. Esses são só alguns dos ingredientes que fizeram a 5ª edição do Festival de Botecos ser um sucesso. Foram vendidos aproximadamente 6 mil litros de chope. Além do cardápio variado, com opções para todos os gostos e bolsos, cada estabelecimento teve o desafio de criar um prato exclusivo, que durante o festival foi servido a R$ 12. “A proposta desta edição do Festival de Botecos foi valorizar a gastronomia típica dos bares. Cada participante apresentou um novo prato, servido com um preço diferenciado. A ideia trouxe bons resultados e deve ser mantida nos próximos festivais” avalia Norberto Mette, um dos organizadores do evento. Nos dias 8 e 9 de julho, aconteceu o Festival de Botecos em Rio do Sul. Outros eventos já estão na agenda da Sol Eventos e Feiras, como a SC Gourmet, em Blumenau, entre os dias 25 e 27 de agosto, e a Bierville, em Joinville no mês de outubro. “Estamos muito felizes com os resultados. Mantemos o número de público, porém trouxemos mais estabelecimentos para o festival, a venda de pratos aumentou significativamente e mais de seis mil litros de chope foram consumidos. Encerramos esta edição motivados para as próximas”, afirma Develon da Rocha. Confira a receita do Bolinho de Kassler recheado com Chucrute, do Bar da Bierland, vencedor do concurso que escolheu o melhor prato de boteco. Ingredientes:
- 400g de kassler moído
- 150g de farinha de trigo
- 60g de manteiga
- 700 ml de caldo de carne
- 30g de cebola picada
- 5g de salsa picada
- Sal a gosto
- Pimenta do Reino a gosto
- Farinha de rosca a gosto
- Repolho a gosto
Modo de preparo:
- Derreta a manteiga e adicione a farinha, cozinhe por alguns instantes e reserve. Aqueça o óleo em uma panela e doure a cebola e a carne moída de kassler.
- Misture a manteiga e farinha reservada, adicione o caldo de carne e cozinhe por alguns minutos. Irá formar um molho pesado e espesso. Adicione a salsa picada.
- Leve a refrigeração para que endureça. Após solidificado, abra a massa na mão e recheie com chucrute.
- Forme bolinhas e empane com farinha de rosca de boa qualidade.
- Frite por imersão em óleo a 180 graus até que fiquem dourados.
Observação: o repolho pode ser industrializado, somente deve ser lavado para diminuir a acidez e passado no escorredor, para ficar mais seco. De preferência, utilize farinha de rosca de padaria, os bolinhos ficam mais bonitos. Sirva acompanhado de mostarda.