Proler 2017 registra média de 120 pessoas por noite

 

Por Sérgio Antonello, com fotos de Shirlei Rampelotti | FCB

Cerca de 120 pessoas participou de cada uma das quatro noites do 22° Encontro Regional do Proler de Blumenau, nos dias 15, 16, 22 e 23. Durante os ciclos de palestras, o Auditório do Bloco J da Universidade Regional de Blumenau (Furb) também foi palco do espetáculo de contação de histórias “Esticando as Canelas”, de Josiane Geroldi, com apoio do Sesc. Apresentações do Coral da Furb, da Banda Municipal de Blumenau e da Camerata da Furb completaram a programação.

Na edição do primeiro semestre, Josiane Geroldi falou sobre Oralidade e Memórias, Carlos H. Schroeder explorou a Geografia Aérea: espaços de literatura, André Neves diferenciou o que é livro de criança e livro para a infância e a professora Magda Chagas Pereira falou para os profissionais da Educação sobre a biblioteca escolar.

Além desses estudiosos da leitura e literatura, também esteve presente no Proler o representante do Ministério da Cultura, Cristian Brayner, que é diretor do Departamento do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas.

 

 

Crianças e adolescentes

Paralelo ao ciclo de palestras, o 2º Proler Teen contou com apoio do Sesc e envolveu uma média de 125 crianças e adolescentes. Um dos espetáculos foi apresentado no Auditório do Bloco J da Furb e o outro no auditório da EEB Luiz Delfino. Como novidades ainda para 2017, o presidente da Fundação Cultural de Blumenau e coordenador do Comitê Regional, Rodrigo Ramos, anunciou aos participantes que no segundo semestre será reativado o ciclo de oficinas.

São parceiros do evento a Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller, Sociedade Amigos da Biblioteca, Furb, Senai, Senac, Restaurante Cheff Manu, Editora Paulinas, prefeituras de Brusque e Indaial, Banda Municipal de Blumenau e Secretaria Municipal de Educação de Blumenau. O evento é uma realização do Comitê Regional do Proler, Fundação Cultural de Blumenau, prefeitura de Blumenau e Ministério da Cultura, e correalização do Sesc.