Projeto vai levar conscientização de trânsito às escolas municipais

 

Por Aline Franzoi Santos Fleith [PMB]

A Prefeitura Municipal de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou a implementação do projeto “Se Essa Rua Fosse Minha”. Fruto de uma parceria com a Escola Nacional de Seguros, a proposta foi apresentada oficialmente em solenidade realizada na manhã desta quinta-feira, dia 2, a diretores e coordenadores das 50 escolas municipais.

Com o foco na educação para o trânsito, o projeto já foi realizado por alguns anos em algumas séries das unidades municipais. Mas em 2017 foi retomado para todas as turmas do Ensino Fundamental, levando conscientização a mais de 20 mil crianças e adolescentes. Conforme explicou a superintendente de Comunicação e Marketing da Escola Nacional de Seguros, Carla Pierini, Blumenau foi a única cidade do Estado escolhida para a aplicação do projeto neste ano para que um número maior de crianças e adolescentes sejam beneficiadas. “Daqui a dois anos, pretendemos medir os resultados”, complementou.

Serão distribuídos kits com material didático para todas as escolas e seus respectivos alunos, com livros, gibis, entre outros recursos que poderão ser utilizados durante as aulas. Segundo a secretária de Educação, Patrícia Lueders, o projeto aborda o trânsito de maneira interdisciplinar e dá autonomia para os gestores das unidades o adequarem as suas realidades. “Desta vez ele será aplicado de forma integral, alcançando não apenas os alunos, mas também suas famílias e a comunidade escolar”, ressaltou.

Para o prefeito, Napoleão Bernardes, que também esteve presente na solenidade, o trânsito é uma responsabilidade de todos e cada cidadão tem papel estratégico nessa conscientização. “Blumenau é uma das cidades com maior índice de veículos por habitante. Por isso, tudo que puder ser feito no sentido de prevenção aos acidentes de trânsito é importante”.

Após a abertura, os gestores escolares participaram de uma palestra de sensibilização para o tema. Eles passarão ainda por capacitações para trabalhar com o material fornecido pela Escola Nacional de Seguros e se tornarem disseminadores do conteúdo. A partir daí, o projeto será aplicado em sala de aula durante todo o ano letivo, encerrando em novembro com a socialização dos trabalhos desenvolvidos nas escolas.