Projeto utiliza o teatro para promover hábitos alimentares saudáveis entre crianças

Conheça a proposta da “Visita da Dona Norma” da ONG Crescer e Semear em Indaial (SC).

Foto: Rodrigo Parucker

A vida de uma criança pode ser transformada de diversas maneiras, dentre elas, incentivando a formação de bons hábitos e uma alimentação saudável. Mais do que dar exemplos cotidianos, é essencial estender o aprendizado além das salas de aula, envolvendo-as em experiências lúdicas.

Inspirada nesse propósito, o projeto da ONG Crescer e Semear, amplia as iniciativas em escolas públicas em Indaial (SC). Nesta segunda-feira (4/09/23) iniciou o projeto que leva uma nova abordagem educativa: uma encenação teatral que narra uma aventura em busca de alimentação saudável.

Foto: Rodrigo Parucker

A peça, intitulada “Visita da Dona Norma”, apresenta a história da agricultora Dona Norma e seus amigos animais – Alfredo, o coelho; Geraldo, o porquinho; e Apolônia, a galinha. Juntos, eles partem para uma jornada pela floresta em busca de uma horta misteriosa, cheia dos seus alimentos prediletos. A obra, de autoria e direção de Natália Currioletti, tem duração de 30 minutos e é encenada pelas atrizes voluntárias Bruna Tomio e Ruth Rodrigues. A organização envolveu aproximadamente 15 pessoas.

O projeto, apoiado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, nasceu a partir da inclusão de contação de histórias no modelo EAD do Crescer e Semear, em 2021. “Com a peça, queremos enfatizar a relevância de uma alimentação balanceada, estimulando as crianças a explorarem novos sabores e incorporarem esses aprendizados em suas rotinas”, destaca Lidiane Barbosa, fundadora da ONG Crescer e Semear.

Foto: Rodrigo Parucker

A atriz voluntária Ruth Rodrigues ressalta: “É vital proporcionar experiências assim, combinando cultura, educação e informação de forma divertida e envolvente. Deste modo, ampliamos o paladar dos pequenos por meio de uma atividade que eles amam – a contação de histórias.”

Confira o cronograma das apresentações em SETEMBRO:

Segunda (4)

  • às 9h no UEI (Unidade de Educação Infantil) Pinguinho
  • às14h no UEI Isaías

Terça-feira (5)

  • Manhã – UEI Hilário
  • Tarde – UEI São Judas

Quarta-feira (6)

  • Manhã – UEI Jaqueline
  • Tarde – UEI Vô Alfredo

Dia 18 (segunda-feira)

  • Manhã e tarde na Escola Básica Municipal (EBM) Leopoldo Simão

Dia 20 (quarta-feira)

  • Manhã e tarde na EBM Úrsula Kroeger

Dia 25 (segunda-feira)

  • às 14 na EBM Encano Central

O projeto é viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, com patrocínio de Metalúrgica FEY e Celesc, apoio de INCENTIVE, e realização do Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução e Instituto Crescer e Semear.

Projeto Crescer & Semear

Lidiane Barbosa é fundadora do Instituto Crescer e Semear, eleito pelo Governo Federal como o melhor da região Sul do país. O projeto social tem o intuito de auxiliar o poder público a melhorar a qualidade nutricional e a alimentação escolar, sem aumentar o gasto com insumos.

Dessa forma, proporciona novos saberes por meio de novos hábitos, promovendo capacitação para cozinheiras e nutricionistas, atividades lúdicas para crianças, e informação para pais e responsáveis em escolas públicas de todo o país. Desde 2014, a iniciativa já atendeu mais de 40 mil crianças do quarto e quinto anos do Ensino Básico de 50 escolas públicas, de sete municípios e quatro estados brasileiros.