domingo, 16 maio 2021
Início Geral Projeto propõe que Festas de Reis e Rainhas dos Clubes de Caça...

Projeto propõe que Festas de Reis e Rainhas dos Clubes de Caça e Tiro virem patrimônio imaterial de SC

Foto: Jaime Batista da Silva (Blog do Jaime)

 

Um projeto apresentado pelo deputado estadual Jean Kuhlmann, propõe que as Festas de Reis e Rainha dos Clubes de Caça e Tiro sejam declaradas Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina. A Constituição Federal estabelece ser competência concorrente da União, dos Estados e do Distrito Federal para legislarem sobre o patrimônio cultural.

 

Foto: Jadir de Amorim

 

O deputado lembra que as Festas de Rei e Rainha dos Clubes de Caça e Tiro são importantes importantes porque além de manter vivas as tradições dos imigrantes alemães; representam um relevante papel social, cultural, político e recreativo.  “O Patrimônio Cultural Imaterial ou Intangível também se aplica a expressões de vida e tradições que comunidades, grupos e indivíduos recebem de seus ancestrais e passam seus a seus descendentes. É o caso de nossas festas de Rei e Rainha”, destaca o parlamentar.

 

 

A prática do tiro chegou ao Vale do Itajaí junto com os primeiros imigrantes alemães. Em Blumenau o primeiro clube surgiu em 1859 com o nome de Schützenverein (Clube de Tiro). Já em Pomerode, a primeira Sociedade de Caça e Tiro foi fundada em 1890, com o nome de Schützenverein Ehr und Wehr (Clube de Atiradores Honra e Defesa).

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS