Projeto Paradesporto Escolar terá novidades em 2015

crianca-deficienteAlém de novos profissionais, foco é aumentar número de polos e modalidades oferecidas.

Texto: Talita Catie | Foto: Eduardo Guilhon

Com o objetivo de expandir o Paradesporto Escolar de Blumenau em 2015, a Secretaria de Educação ampliou o quadro de funcionários para o projeto. Foram contratados mais sete professores e uma professora/fisioterapeuta, totalizando agora 20 profissionais. Este será o primeiro ano em que o projeto conta com uma professora/fisioterapeuta em período integral. O objetivo é que com este incremento expressivo o trabalho possa contemplar aproximadamente 200 crianças com um atendimento cada vez mais qualificado.

Para alcançar os novos desafios, a coordenação do projeto já trabalha na busca de novas parcerias. O foco é a ampliação do número de polos de atendimento, que até o fim do ano era de 31. Além disso, em 2015 a proposta é também aumentar o número de modalidades disponíveis para as crianças com deficiências, com destaque para o judô, que passa a ser ofertado juntamente com natação, bocha, atletismo e tênis de mesa.

Enquanto as atividades não iniciam nas escolas, os professores estão passando por um processo de capacitação sobre atividades paradesportivas. “É uma preparação importante e que está sendo realizada pela própria equipe que já atua no projeto, pois eles têm a bagagem necessária para coordenar este processo”, explica. Ela ressalta que a formação inicial “é essencial que se alcance o pleno desenvolvimento motor e cognitivo dos alunos”.

via PMB