Projeto isenta áreas de risco da cobrança de IPTU em Blumenau

Ele já foi aprovado em segunda votação, mas ainda precisa ser votado em redação final na Câmara de Vereadores antes de ser encaminhado para sanção do prefeito.

Foto: Junior Andrade

A Câmara de Vereadores de Blumenau aprovou nesta terça-feira (12/04/22) o Projeto de Lei que isenta da cobrança de IPTU imóveis caracterizados como “Área com Potencial de Risco”, “Área com Restrição de Construção e Ocupação’”, “Faixa Sanitária Não Edificante” e “Área de Proteção Cultura”.

O vereador, Emmanuel Tuca (NOVO), autor do projeto, afirmou que parte significativa desses imóveis foram atingidos pelos deslizamentos ocorridos nas enchentes como a de 2008, e mesmo não podendo mais ocupar esses espaços, as famílias ainda precisam pagar IPTU. O Vereador ainda ressaltou que o fato gerador do IPTU, em termos jurídicos é o domínio útil ou posse do imóvel localizado em zona urbana municipal, o que não ocorre mais nesses casos.

“A Fazenda Pública Municipal cobra o IPTU destes imóveis, gerando custos aos proprietários, sem que os mesmos possam utilizar seus imóveis de forma a satisfazer seus interesses particulares. Uma vez que são improdutivos para seus proprietários, entende-se que tal cobrança é injusta, razão pela qual deve ser concedida isenção deste tributo”, defendeu o parlamentar.

O projeto foi aprovado em segunda votação e ainda precisa ser votado em redação final na Câmara antes de ser encaminhado para sanção do prefeito.