O Projeto Estação Inverno 2024 encerrou suas atividades, com o SAMU registrando 6.204 atendimentos na região serrana durante a estação mais fria do ano. Entre os principais problemas atendidos estavam casos clínicos adultos, que somaram 4.204 ocorrências, além de doenças cardiovasculares (1.164) e problemas neurológicos (857). A operação ocorreu entre 20 de junho e 22 de setembro, garantindo suporte ágil à população e aos turistas.
Para reforçar o atendimento, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) implementou o serviço aeromédico do SAMU, com a contratação de médicos e enfermeiros e em parceria com o Batalhão de Aviação da Polícia Militar (BAPM), utilizando o helicóptero Águia 04. Esse suporte avançado, que continua mesmo após o término da operação, foi fundamental para os atendimentos de casos graves, resgates e transporte aeromédico.
Marcos Fonseca, superintendente de Urgência e Emergência, destacou que a integração dos serviços reduziu o tempo de resposta em situações críticas, proporcionando atendimento rápido aos pacientes. Além disso, a SES investiu em novos equipamentos, aprimorando a capacidade das equipes de fornecer cuidados de alta qualidade, garantindo o tratamento necessário durante o transporte.
“Seguimos de prontidão, à disposição de toda a população catarinense e visitantes em nosso Estado. Estes números demonstram a importância do serviço de atendimento móvel de urgência para o acesso aos serviços de saúde no tempo e local certo, ampliando a oferta de serviços através de novas ambulâncias, motolâncias e incremento de médicos reguladores junto às Centrais, pelo número de telefone 192“, concluiu Marcos Fonseca.