Projeto de Lei propõe que as escolas municipais fiquem abertas nos finais de semana

Punhobol, na E.BM. Gal Lúcio Esteves

 

Por Claus Jensen

Na última terça-feira (18/7/17), o projeto de Lei do vereador Ailton de Souza, o Ito (PR), que institui o programa Escola Aberta, recebeu um parecer favorável da Comissão de Constituição da Justiça da Câmara de Vereadores. A intenção é que as escolas públicas municipais estejam abertas à comunidade nos fins de semana e nas férias escolares. Seria uma alternativa de lazer, saúde, esporte, vivências culturais e educacionais, incentivando o convívio entre as pessoas. Mas já existe um projeto com esse mesmo nome, que foi desenvolvido pela própria Secretaria de Educação.

Segundo a proposta do vereador, as atividades poderão ser promovidas pelas Associações de Pais e Professores (APP), Associações de Moradores e pelos Conselhos de Segurança. Ito tomou como exemplo o campo de futebol da E.B.M. Lúcio Esteves (bairro Escola Agrícola) que ficava fechado durante os finais de semana. Ele ressaltou, que de preferência, são escolhidas escolas municipais com estrutura e capacidade para receber no mínimo 200 pessoas.

Assim como hoje já são realizadas palestras sobre o Maio Amarelo, drogas, segurança pública; essas atividades levariam o esporte à comunidade. “É mais uma forma de entretenimento para a população, que não teria custo, já que as entidades poderiam revezar esse atendimento, através das comissões de esporte”.

Segundo o vereador, foi feita uma pesquisa nas associações de moradores, com uma série de demandas e sugestões voltadas para esse formato de lazer. Ito disse que as associações e Consegs até se prontificaram em repassar a informação à população, para deixá-la mais preparada. Na reunião na câmara de terça (18), havia cerca de 65 representantes de associações de moradores, onde foram sugeridas essas demandas.

Para divulgar e envolver a comunidade, um das formas seria parecida com a realizada para limpeza nos Ribeirões, como o do bairro Progresso por exemplo. A escolha desses colégios, será feita de acordo com a necessidade de cada região, sempre com o apoio das entidades próximas da localidade. Seria feito um mapeamento e agendamento dessas atividades.

“O projeto já passou pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), Comissão de Finanças, e na quinta (21) para a secretaria de educação. Podemos ainda fazer alguns ajustes através de alguma emenda ou atender alguns quesitos”, finaliza o vereador Ito.

 

O projeto Escola Aberta já funciona

A Secretária da Educação, Patrícia Lueders, nos confirmou o recebimento do projeto, mas que já estava a par da proposta do vereador. Lueders disse que hoje já existe o “Escola Aberta”, que foi desenvolvido pela secretaria, em que 17 escolas ficam abertas no sábado, algumas o dia todo, outras só de manhã. A participação é aberta para toda a comunidade, não só para os estudantes da unidade específica. Hoje são atendidas em média, 5.753 crianças e adolescentes, que participam de partidas de vôlei, futebol, entre outras; dependendo do planejamento de cada escola.

“Tudo é possível e estamos abertos ao diálogo. Mas temos que avaliar a legalidade, já que trata-se de um espaço público onde estarão crianças e comunidade. Precisamos saber quem assumiria a responsabilidade durante esse período em que a escola ficará aberta”, conclui a secretária.