terça-feira, 13 abril 2021
Início Eventos Projeto de lei cria "Semana Municipal de Combate ao Alcoolismo"

Projeto de lei cria “Semana Municipal de Combate ao Alcoolismo”

alcoolismo

A Câmara de Vereadores aprovou projeto de lei que institui a “Semana Municipal de Combate ao Alcoolismo”. Apresentada pelo vereador Mário Hildebrandt (PSD), o projeto é fruto da vivência pessoal no atendimento a pessoas dependentes de álcool e de outras drogas. A semana será realizada, anualmente de 18 a 24 de fevereiro.

“Foram mais de oito anos trabalhando diretamente com dependentes e desenvolvendo ações de prevenção no Cerene (Centro de Recuperação Nova Esperança) e percebi que muitas pessoas acham que o álcool, por ser uma droga lícita, não causa nenhum problema e nem dependência”, explicou, ressaltando que o evento é a oportunidade de informar sobre as conseqüências do consumo de álcool na vida das pessoas.

Hildebrandt destacou ainda que por Blumenau sediar uma festa nacional de chope, onde o consumo da bebida é muito alto, é necessário investir em prevenção para quebrar o paradigma. “Blumenau também figura como a cidade do Estado com o maior número de motoristas multados por dirigirem sob efeito de bebida alcoólica”, lembrou.

Pesquisa

O parlamentar relatou dados de uma pesquisa entre estudantes brasileiro, que apontou que 75% deles já consumiram bebidas alcoólicas e 40% usaram álcool nos últimos 12 meses. Entre estudantes do ensino fundamental, 38,8% já experimentaram bebidas alcoólicas e 8,5% usaram recentemente. Entre adolescentes de 12 a 17 anos, 7% apresentam dependência. Entre jovens de 18 a 24 anos, 78% já consumiram álcool e 19% são dependentes.

“Esta realidade se repete em Blumenau, onde cada vez mais precocemente os adolescentes estão tendo acesso à bebida alcoólica. Não se nega a força da cultura da normatização e proximidade ao uso do álcool”, assinalou Hildebrandt. Segundo ele, neste ano foram encaminhados ao Comen (Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas), 120 homens e 17 mulheres dependentes de álcool. “É considerável também o trabalho realizado no município pelos órgãos da saúde mental”, ressaltou.

O vereador salientou ainda que o consumo de bebidas entre os jovens vem aumentando e principalmente entre as mulheres. “Há alguns anos atrás as meninas não consumiam tanta bebida. Não se nega a influência da cultura local que leva à proximidade e ao uso do álcool. As entidades terapêuticas em Blumenau que desenvolvem ações de recuperação da dependência e abuso do álcool constatam, também, que o alcoolismo leva, na maioria das vezes, ao uso conjunto de outras drogas ilícitas”, afirmou.

Para o parlamentar, é importante que a Semana de Combate ao Alcoolismo seja discutida e desenvolvida nas escolas, igrejas e nas empresas, inserindo o tema na Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Hildebrandt sugere que o evento no município seja liderado e coordenado pelo Comen.

Fonte: Câmara Municipal de Blumenau

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS