Projeto cultural Arquitetura e Cidade para as Crianças está com as inscrições abertas

 

Por Marta Brod | Fotos das oficinas na EEB Governador Celso Ramos

A partir desta segunda-feira (13/11/17) estarão abertas as inscrições para as oficinas do projeto cultural Arquitetura e Cidade para Crianças. Patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura, o projeto é idealizado pelas arquitetas e urbanistas Amanda Tiedt e Fabíola Cordeiro e tem como objetivo despertar nas crianças a importância da arquitetura e da participação na vida da cidade. As oficinas são destinadas para crianças entre 06 e 12 anos e as inscrições devem ser feitas pelos pais ou responsáveis.

 

 

De acordo com Amanda, as oficinas abordarão conteúdos referentes ao patrimônio cultural edificado de Blumenau, a vida na cidade além de assuntos relacionados a cidadania e meio ambiente. “Através dessas oficinas queremos despertar o interesse e a curiosidade das crianças para esses temas a partir de atividades multidisciplinares e lúdicas que envolvem jogos e brincadeiras, atividades artísticas e peças de teatro”, explica.

As oficinas, gratuitas e abertas ao público, acontecem em dois lugares diferentes de Blumenau: No dia 02 de dezembro, na Fundação Cultural, das 08h às 12h e no dia 07 de dezembro no Greenplace Park, das 14h às 18h. As inscrições para cada oficina podem ser feitas através dos seguintes formulários Fundação cultural e no Greenplace Park. “São 30 vagas disponíveis para cada oficina. Estamos pedindo que cada criança leve um brinquedo usado que posteriormente será doado ao Lar Bethel de Blumenau”, finaliza Amanda.

Para mais informações é só acessar a página do Facebook do projeto ou através do email  aarquiteturaparacriancas@gmail. com

Sobre o projeto

Inspiradas pelo “Arquitectura para niños”, projeto realizado em escolas da Galícia na Espanha onde as crianças têm a oportunidade de receber, dentro do horário escolar, o curso de iniciação a arquitetura, as arquitetas decidiram implantar essa ideia em Blumenau.

O projeto, patrocinando pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura, é multidisciplinar e lúdico e envolve atividades correlacionadas de aprendizagem através do descobrimento, colaboração e a autonomia. A proposta é trabalhar com oficinas culturais e educativas, que reconectem as crianças com a cidade, além de democratizar o acesso ao patrimônio cultural edificado. A

lém das oficinas abertas ao público que acontecem na Fundação Cultural e no Greenplace Park, três escolas municipais também receberão o projeto: Alberto Stein e Visconde de Taunay, na Escola de Educação Básica Governador Celso Ramos.