domingo, 16 janeiro 2022
InícioAlemanhaProjeto criado em Blumenau está sendo exposto em museu de pesquisas zoológicas...

Projeto criado em Blumenau está sendo exposto em museu de pesquisas zoológicas da Alemanha

 

A  exposição “Fritz Müller: a genialidade venceu a floresta”, saiu de Blumenau e chegou na Alemanha. Nesta segunda-feira (5/02/17), ela será exposta no Museu de Pesquisas Zoológicas Alexander Koenig, na cidade de Bonn. O evento começa às 18h30min (21h30 hora local) no Salão Principal. O museu foi um dos apoiadores do projeto da historiadora e pesquisadora Ana Maria Ludwig Moraes, que inclusive participa da abertura, e foi a responsável por resgatar parte da correspondência trocada entre Fritz Müller e cientistas europeus do século 19.

 

 

As mensagens inéditas – datadas do período de 1880 a 1890 – pretendem mostrar o quanto o ambientalista e botânico alemão foi importante no intercâmbio de informações e desenvolvimento da pesquisa científica. A proposta da pesquisa, segundo Ana Maria, era desvendar um aspecto da vida do naturalista que é pouco conhecido dos blumenauenses. “Fritz Müller não foi apenas colaborador do naturalista britânico Charles Darwin, seu admirador mais ilustre. Ele se correspondia com treze cientistas, notáveis em suas épocas, tanto pelos trabalhos que desenvolveram quanto pelas posições que ocuparam como curadores, diretores, pesquisadores e professores de instituições até hoje reconhecidas pela contribuição que deram à ciência”, destaca.

Segundo a historiadora, a troca de informações entre os cientistas era feita por meio de cartões-postais. Além das mensagens trocadas entre eles, na exposição o público poderá conferir um pouco mais sobre a biografia destes cientistas. Para auxiliar o visitante será disponibilizado um guia de aproveitamento. “O folheto indica o que deve ser observado, como por exemplo os carimbos, onde é possível verificar o tempo que levava para chegar a correspondência. Assim como o conteúdo das mensagens, que muitas vezes sugeria o envio de espécimes como borboletas vivas e sementes de plantas”, explica Ana Maria.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS