quinta-feira, 20 janeiro 2022
InícioPolíticaProjeto cria limite para repasses do FGTS ao Minha Casa, Minha Vida

Projeto cria limite para repasses do FGTS ao Minha Casa, Minha Vida

 

Proposta em análise na Câmara dos Deputados estabelece limites para o uso de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em transferências do governo federal que visem reduzir o valor de prestações ou da dívida de beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida.

Pelo texto, o valor total de transferências com essa finalidade não poderá ultrapassar 75% do lucro líquido do FGTS apurado no ano anterior. Os “descontos” concedidos a mutuários do Minha Casa, Minha Vida também não poderão prejudicar a obtenção pelo fundo da rentabilidade mínima estabelecida em lei (TR + 3% ao ano).

A medida está prevista no Projeto de Lei 10339/18, do deputado Betinho Gomes (PSDB-PE). Ele defende o limite como forma de impedir o uso do FGTS de maneira populista por futuros governos.

“Estamos criando uma restrição para evitar que futuros governos optem, de maneira populista, por multiplicar o valor dessas transferências a fundo perdido, gerando prejuízo à solidez econômico-financeira do FGTS e impondo perdas aos trabalhadores cotistas do fundo”, diz o deputado.

Pelo projeto, que altera o marco legal do FGTS (Lei 8.036/90), a nova lei entrará em vigor no primeiro dia do ano seguinte ao da publicação.

Tramitação

O projeto terá análise conclusiva nas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. A informação foi divulgada pela Câmara Notícias.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS