Programa Rio Limpo é lançado em Blumenau

agua-rio_04

 

O início de 2016 em Santa Catarina foi marcado por inúmeras notícias de poluição nas praias, principalmente por lançamentos irregulares de esgoto doméstico. Mesmo sem praia, Blumenau, que foi destaque em número de novas ligações domiciliares de esgoto em 2015, trabalha para reduzir os impactos dos resíduos em seus córregos, ribeirões e rios.

Além de 33% dos efluentes já coletados e tratados adequadamente, o Samae, com apoio da Agir, Fatma, Faema, Ministério Público de Santa Catarina, Ammvi, Acaprena, Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Blumenau e a unidade Blumenau daOdebrecht Ambiental, inicia durante a semana do Dia Mundial da Água, promovido em 22 de março, o Programa Rio Limpo Começa na Nossa Casa.

A proposta consiste em despertar consciência pela importância da preservação dos recursos hídricos, alertar sobre a necessária separação da água da chuva da ligação de esgoto e verificar a regularidade das ligações domiciliares. Este trabalho será realizado por técnicos que estarão devidamente uniformizados, identificados e que terão acesso às dependências do imóvel.

No primeiro momento, os moradores receberão aviso personalizado diretamente em suas residências. Inicialmente a região contemplada será uma parte do Bairro Velha, que já possui esgoto coletado e tratado, onde cerca de mil imóveis serão visitados. A expectativa é que 10 mil imóveis sejam visitados no primeiro ano de Programa.

Selo “Amigo do Rio”

Para aqueles que estiverem com as ligações de água de chuva e esgotamento sanitário ligadas corretamente será entregue o selo de “Amigo do Rio”, valorizando as ações ambientalmente corretas.Nos casos em que seja preciso alguma adequação nas tubulações existentes, será emitido um documento com compromisso de prazo para regularização e as equipes técnicas do Programa darão todo suporte e orientações necessárias.

“Desde 2010 até hoje, evoluímos de menos de 5% para mais de 33% de cobertura do serviço disponível em nossa cidade, o que significa que cerca de 15 milhões de litros de esgoto retornam aos rios corretamente tratados diariamente. Fazermos agora nossa parte dentro das nossas casas é fundamental para garantir o melhor aproveitamento deste grande esforço pela cidade”, destaca Cleber Renato Virgínio da Silva, da Odebrecht Ambiental em Blumenau.

O Programa Rio Limpo Começa na Nossa Casa é uma ação que busca envolver toda a comunidade ambiental da cidade e conta com o apoio da Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí (Agir), Fundação do Meio Ambiente de Blumenau (Faema), do Ministério Público de Santa Catarina, da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma), da Caixa Econômica Federal, Prefeitura Municipal de Blumenau, Acaprena e unidade Blumenau da Odebrecht Ambiental.

Texto: Maria Mazzaferro | Odebrecht Ambiental