quinta-feira, 28 outubro 2021
InícioGeralPrograma Defesa Civil e Prevenção na Escola será incorporado ao currículo da...

Programa Defesa Civil e Prevenção na Escola será incorporado ao currículo da rede estadual

 

 

Cerimônia de Assinatura do termo de Cooperação. | Foto: Giovani Luiz Wilmsen, Prefeitura de Vargeão-SC

 

A Defesa Civil de Santa Catarina (DC SC) e a Secretaria de Estado da Educação (SED) assinaram um termo de cooperação técnica para implementar na rede estadual de ensino o “Programa Defesa Civil e Prevenção na Escola”. O ato foi realizado na manhã desta sexta-feira (11/10/19), em Xanxerê (SC), onde a Escola de Educação Básica Presidente Artur da Costa e Silva foi a primeira a oficializar sua adesão ao programa.

O objetivo da ação é implementar um sistema de aprendizagem teórica e prática de ações em Proteção e Defesa Civil, capaz de apoiar a educação formal nas séries finais do ensino fundamental. A iniciativa busca incentivar a resiliência e a implementação da Redução de Riscos a Desastres, em consonância com a Lei 12.608/12 e Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB/ 9394/96.

O termo de cooperação prevê a colaboração entre os órgãos para a implementação de políticas públicas permanentes em defesa do meio ambiente, redução da vulnerabilidade, prevenção, mitigação, estudos básicos sobre gestão de riscos e de desastres, cidadania, promoção de saúde e segurança global através do currículo escolar.

Da mesma forma, o Programa busca fomentar ações educativas e pedagógicas para sensibilizar a sociedade civil e as instituições públicas e privadas, sobre as consequências das mudanças climáticas. O programa engloba o entendimento dos problemas relacionados com a extinção de espécies, contaminação do ar, escassez da água e ao efeito estufa, ou seja, os problemas que interferem diretamente na qualidade de vida e nos relacionamentos sociais.

A metodologia utilizada no programa é pioneira no Brasil e pretende aumentar a resiliência e o fortalecimento da cooperação no papel fundamental da escola, a formação do cidadão.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS