quarta-feira, 1 dezembro 2021
InícioVale do ItajaíBalneário CamboriúProfessoras e alunas da UDESC de Balneário Camboriú produzem álcool em gel...

Professoras e alunas da UDESC de Balneário Camboriú produzem álcool em gel sem carbopol

 

 

 

 

Fotos: UDESC Balneário Camboriú

Professores e alunas do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), da Universidade do Estado de SC (Udesc), doaram 30 litros de gel antisséptico para a Secretaria da Saúde de Balneário Camboriú (SC). O material foi produzido pelo Laboratório de Química, de acordo com orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O produto não usa o carbopol, elemento químico essencial para fazer álcool em gel e está escasso. Uma solução foi elaborada pela professora Adriane Sambaqui Gruber e pelo professor Damianni Sebrão, com a colaboração das alunas Janaíne Martins e Letícia Regina da Rosa, todos do curso de Engenharia do Petróleo. O gel antisséptico da Udesc leva álcool, glicerina e peróxido de hidrogênio.

 

 

Segundo Gruber, além da eficácia comprovada do gel, a composição envolve substâncias que estão disponíveis no mercado e apresentam baixo custo. Apenas químicos e farmacêuticos podem manusear esses produtos com segurança.

No total, forma produzidos 50 litros de entre os dias 1 e de abril. A doação aconteceu na quinta-feira (2/04/20) e certamente ajudará os profissionais de saúde que atuam na linha de frente no atendimento aos pacientes.

Os outros 20 litros serão fornecidos para kits de prevenção à Covid-19 no projeto coordenado pelas professoras Martha Kolhs, Letícia Trindade e Clarissa Boerhr, do Departamento de Enfermagem da Udesc Oeste.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS