Procon de Blumenau orienta população a denunciar ligações indesejadas

O órgão vai notificar as empresas de telefonia em relação ao serviço que está se tornando cada vez mais insuportável.

Foto: Michele Lamin [PMB]

Você provavelmente já recebeu alguma ligação em um horário inadequado de alguém lhe oferecendo a venda de um serviço ou produto, sem contar nas vezes que cai. Esse tipo de abordagem só tem piorado nos últimos tempos e acontece a qualquer momento, inclusive durante o horário de trabalho.

Devido ao crescimento das ligações indesejadas em celulares, o Procon de Blumenau vai notificar as empresas de telefonia em relação ao serviço, que segundo o diretor do órgão de defesa, Alexandre Caminha, está se tornando insuportável a situação. Ele explica que as empresas notificadas estão sujeitas à legislação bem como às diretrizes do Código de Defesa do Consumidor (CDC), e podem sofrer multa de até R$ 10 milhões.

Por isso a orientação aos consumidores, é que formalizem uma denúncia junto ao órgão de defesa, portando os documentos pessoais com foto e comprovante de residência, além de trazer print da tela do celular com as ligações. “É inadmissível que nos dias atuais consumidores recebam este tipo de ligação indesejada diversas vezes no celular no mesmo dia. Isso é um abuso e não vamos tolerar isso em Blumenau”, diz Caminha.

O fato é que diversas iniciativas já foram tomadas para tentar frear essas abordagens que tiram tempo inclusive do trabalho. Mesmo quem categoriza o número como spam, as empresas utilizam outro e continuam as ligações infinitas.

Nunca vi alguém satisfeito com essa insistência e algumas pessoas até são radicais a ponto de decidirem não comprar mais nada com essas empresas. Ou seja, em vez de vendas, pode ocorrer o efeito inverso a longo prazo.