Texto: Giovana Pietrzacka | via FURB
O príncipe Charles, da Inglaterra, enviou uma carta endereçada ao professor Alexander Christian Vibrans, do Departamento de Engenharia Florestal da FURB, parabenizando a equipe pelo trabalho desenvolvido e que resultou no Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina. No texto, o Príncipe de Gales parabeniza pelo êxito na realização do levantamento da biodiversidade nas florestas catarinenses.
Ele destaca ainda a qualidade e beleza das publicações e a importância dos resultados obtidos. O Príncipe declara acompanhar com frequência e com muito interesse os assuntos ambientais brasileiros. Expressa a esperança que o Brasil encontre harmonia no convívio da sociedade com a natureza e exerça certa liderança no campo de políticas e ações que visem a sustentabilidade do uso dos recursos naturais, em favor das futuras gerações.
O que é o Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina
O Projeto tem como objetivo inventariar os remanescentes florestais do estado, compreendendo as regiões fito-ecológicas da Floresta Ombrófila Mista e dos Campos de Altitude, da Floresta Estacional Decidual, da Floresta Ombrófila Densa e dos ecossistemas associados. Santa Catarina foi o primeiro estado brasileiro a concluir seu inventário florístico-florestal, que de acordo com os planos do Serviço Florestal Brasileiro, do Ministério do Meio Ambiente, é um dos melhores métodos para conhecer o estado de conservação ou degradação de florestas e desenvolver, a partir dos dados obtidos, políticas adequadas de conservação e utilização de recursos naturais.
A pesquisa desenvolvida durante os últimos cinco anos envolveu 150 pesquisadores e acadêmicos da FURB, UFSC e Epagri e traz detalhes inéditos sobre a atual situação das florestas catarinenses.
Até agora, já foram publicados seis livros sobre o tema. Os livros também estão disponíveis gratuitamente na Internet, em formato PDF. Clique aqui e tenha acesso aos exemplares.
Informações sobre o Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina você encontra no site oficial do estudo. www.iff.sc.gov.br
Abaixo, leia a carta enviada à FURB.