domingo, 5 dezembro 2021
InícioSaúdePrimeiro possível caso de coronavírus no Brasil aguarda contraprova do Ministério da...

Primeiro possível caso de coronavírus no Brasil aguarda contraprova do Ministério da Saúde

 

 

 

O Ministério da Saúde está investigando o que seria o primeiro caso de coronavírus no Brasil. Um primeiro exame feito no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, deu positivo para a doença em um homem de 61 anos. Um segundo exame deve ser feito pelo Instituto Adolfo Lutz.

O paciente, que mora na capital paulista, fez uma viagem para o norte da Itália entre 9 e 21 de fevereiro. Ele viajou à região da Lombardia onde pelo menos 5 pessoas morreram em função da doença. Ele tem sinais brandos da doença, como tosse e está em isolamento domiciliar.

“O paciente encontra-se em bom estado clínico e sem necessidade de internação, permanecendo em isolamento respiratório que será mantido durante os próximos 14 dias. A equipe médica segue monitorando-o ativamente, assim como as pessoas que tiveram contato próximo com ele”, diz nota do Hospital Albert Einstein.

O Ministério da Saúde deve fazer um pronunciamento oficial ainda nesta quarta-feira (26/02/20), após resultado do Instituto Adolpho Lutz. O governo afirma que vai mapear quem teve contato com o paciente.

“É claro que preocupa, São Paulo é a maior cidade do país. É uma confirmação feita por um hospital privado, agora será feita a contraprova pelo Instituto Adolfo Lutz. O paciente está clinicamente bem. A recomendação é isolamento domiciliar. Agora vamos fazer o mapeamento com quem ele teve contato”, disse o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta.

As autoridades locais e estaduais de saúde estão realizando a identificação dos contatos no domicílio, hospital e voo, com apoio da Anvisa junto à companhia aérea, diz a nota do Ministério da Saúde.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS