Foto: David T. Silva

A tarde desta sexta-feira (9/12/22) ainda não tinha se despedido quando a fila para entrar na Pelznickelplatz já se formava, em Guabiruba (SC). De um lado, o público ansioso para conferir as novidades deste ano, e de outro, mais de 100 voluntários acertando os últimos detalhes para receber os visitantes.

O papai Noel do mato até pode assustar alguns, mas encanta com a simplicidade da cultura preservada de geração em geração. Irene Sigel, de 69 anos, é a Oma da casa do Pelznickel, e participa desde o início da atração. Para ela por momento de abertura do espaço é repleto de expectativas: “É sempre uma emoção e todo ano parece que é a primeira vez. É muito lindo esse encontro com os amigos, o coração transborda de alegria”.

Foto: David T. Silva

Entre os voluntários da Sociedade do Pelznickel, que trabalham todos os anos para manter viva a tradição do “melhor Natal do Brasil”, 58 são Pelznickels. A tradição também envolve os visitantes, como é o caso da brusquense Téia Pedrini, de 46 anos, que por mais um ano foi a primeira da fila. Ela estava acompanhada do marido Rogério Dognini, da mesma idade, do filho Arthur, de 11 anos, e de seus amigos Joaquim e Vicente. “A gente sempre fica na expectativa por novidades e todos os anos a experiência é diferente. Eu, como mãe e adulta, gosto tanto quanto meu filho. Eu acho incrível isso. Além de admirar o trabalho de todos, que não tem explicação e nem preço”, enfatiza.

Foto: David T. Silva

Atrações culturais da tenda

O grupo de música Gute Freunde, da Secretaria de Saúde da cidade, abriu as apresentações realizadas na tenda cultural. Com um repertório natalino e de músicas populares, os cantores e músicos agradaram o público. Para a coordenadora, Eduarda Schweigert, foi uma responsabilidade ser a primeira atração da Pelznickelplatz 2022.

“É uma responsabilidade, mas viemos bem confiantes. Eu digo para eles que o importante é ser feliz. Eu sou de Guabiruba e desde pequena acompanho a tradição”, conta.

Em seguida, quem subiu no palco foi o Grupo Alemão em Canto que embalou o público com uma seleção de músicas tradicionais e natalinas. O grupo Terno de Reis Camelos de Belém fechou as atrações culturais da primeira noite, apresentando canções tradicionais desta época do ano.

Foto: David T. Silva

Para o presidente da Sociedade do Pelznickel, Fabiano Siegel, a edição de 2022 iniciou com o pé direito. “A avaliação da primeira noite é muito positiva. As pessoas vieram prestigiar e conferir as melhorias que fizemos no local e colaboraram com o pagamento dos R$ 10 de entrada, o que valoriza o nosso trabalho”, ressalta.

Segundo Fabiano, a cobrança de ingresso não impactou na quantidade de público. “As pessoas entenderam que não temos mais como manter um local como esse sem a cobrança do ingresso da tradição, que é um valor acessível, considerando as nossas despesas. As crianças não pagam e podem se divertir também no parquinho, que foi ampliado”, frisa.

O presidente reforça o convite para as próximas noites da Casa. “A Sociedade convida todos para participar desse belíssimo Natal que temos em Guabiruba, que é a Terra do Pelznickel. Na Pelznickelplatz as pessoas sentem o verdadeiro Natal com a família, ouvindo uma boa música, com gastronomia e chope especial. Esperamos todos de braços abertos”, convida.

Para acompanhar o evento e saber todas as atrações, você pode acessar o site www.pelznickel.com.br. Confira a programação:

Programação Pelznickelplatz

  • Ingresso da Tradição: R$ 10
  • Crianças até 12 anos não pagam

Sábado (10) Das 19h às 23h

  • 20h – Coral Igreja dos Santos do último dia
  • 21h30 – Rogerinho Las Flores

Domingo (11) – Das 17h às 21h

  • 17h – Orquestra de sopro
  • 18h30 – Lova Santos
  • 20h – Terno de Reis

Sexta-feira (16) – Das 19h às 23h

  • 20h – Eletrodo one man quartetto
  • 22h – Terno de Reis

Sábado (17) – Das 19h às 23h

  • 19h30 – Coral Cristo Rei
  • 20h30 – Rogerinho las Flores
  • 22h – Terno de Reis Camelos de Belém

Domingo (18) – Das 17h às 21h

  • 17h – Orquestra Municipal de Guabiruba
  • 18h30 – Fabio Baron
  • 20h – Terno de Reis