Uma operação conjunta entre as polícias Rodoviária Federal e Militar, apreendeu na madrugada de domingo (9/05/21), cerca de R$ 200 mil em diversas mercadorias contrabandeadas do Paraguai. O produtos estavam dentro de um ônibus com 32 passageiros que passava pelo BR-280 em Rio Negrinho, no norte de Santa Catarina.
O veículo foi parado durante uma fiscalização, e na vistoria, os policiais encontraram diversas mercadorias no bagageiro compradas no Paraguai que não tinham comprovação de pagamento das taxas alfandegarias.
Foram apreendidos 110 smartphones, dois notebooks, óculos de realidade virtual, além de 54 garrafas de bebidas, 52 pacotes de cigarros, brinquedos, roupas e cosméticos. Os produtos foram levados à Receita Federal de Curitiba.
Os passageiros foram liberados, mas vão responder pelo crime de descaminho. A Polícia Rodoviária Federal destaca que o crime fiscal causa prejuízos econômicos ao Brasil, por não recolher impostos e nem gerar empregos formais. Além disse, representa uma concorrência desleal aos comerciantes devidamente instalados.