A equipe de transplantes do Hospital Santa Isabel (HSI) ligou por volta das 7h da manhã desta quarta-feira (22/02/17) para um homem de 61 anos, que mora no município de Rio Fortuna, sul de SC, informando que havia um fígado compatível para realizar transplante.
O paciente sofre de uma doença chamada hepatocarcinoma, ou seja, câncer no fígado. O prazo para chegar à Blumenau era até o meio dia.
Com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, uma ambulância municipal de Rio Fortuna saiu do município às 8 horas e seguiram pela BR 101. Quando chegaram no trevo da BR 470, em Navegantes, uma viatura da PRF de Blumenau tomou o lugar e fez o acompanhamento até a chegada no hospital, por volta das 11h30min.
De acordo com a assessoria de imprensa do HSI, a cirurgia será realizado hoje (22) e deve durar cerca de 5 horas. Esse tipo de apoio da PRF pode ficar cada vez mais frequente, pois graças a eles conseguiram chegar meia hora antes do prazo.
Quando a viatura da PRF entrou na Via Expressa, foi acompanhada pela Guarda de Trânsito que “abriu caminho”. O esforço de todos para o recomeço de uma vida.
Mais tarde, fomos informados que o fígado não era viável para o transplante e infelizmente o paciente terá que esperar uma nova chance. Estamos torcendo para que ela venha o mais breve possível.