domingo, 24 outubro 2021
InícioGeralPrevisão de entrega do novo telhado da FCBlu é de 90 dias

Previsão de entrega do novo telhado da FCBlu é de 90 dias

 

Por Sérgio Antonello [PMB]

Em razão das condições climáticas, a Fundação Cultural de Blumenau fez novas projeções para a conclusão da reforma do telhado da sede histórica. O diretor Administrativo Financeiro da casa, Paulo Rogério da Silva, informa que a obra atingiu 75% do total e que a conclusão dos trabalhos deve ocorrer em 90 dias. A reforma vai acabar com as goteiras que prejudicavam as atividades, sobretudo no Auditório Carlos Jardim. Localizado na Rua XV de Novembro, o prédio abriga hoje salas de exposições artísticas, teatro, cinema e música. O custo estimado para a conclusão do novo telhado do imóvel inaugurado em 1875 é de R$ 527 mil.

A homologação da Tomada de Preços 02 – 009/2016 foi publicada no Diário Oficial do Município no dia 12 de agosto. O documento orienta como a Construtora WDD Ltda. deve proceder no restauro e adequação da cobertura e da estrutura em madeira. A negociação para a reforma de todo o complexo da Fundação Cultural também envolveu a Fundação Catarinense de Cultura e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), pois o prédio é tombado pelo Estado. A cobertura em telha cerâmica germânica deverá cobrir uma área aproximada de 1.500 metros quadrados.

Setores da Fundação Cultural de Blumenau, como a presidência e a parte administrativa, foram remanejados para outros locais do Centro Histórico. A Diretoria de Cultura está atendendo no setor da gráfica, localizado nos fundos da Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller, na região do horto botânico. “A primeira projeção era de concluir a obra até o final de março, mas em decorrência do tempo chuvoso foi feita nova previsão de entrega do novo telhado. Os trabalhos prosseguem normalmente”, salienta o presidente da FCBlu, Rodrigo Ramos.

Antigo Palácio da Justiça

O prédio onde está sediada a Fundação Cultural de Blumenau se chamava, outrora, Palácio da Justiça e abrigou a Prefeitura (até 1982) e o Fórum, com todas as repartições judiciais e policiais. Construído em 1875, foi ampliado em 1918 e completamente reformado em 1939. Parcialmente destruído por um incêndio em 1958, foi reconstruído em 2001. Atualmente, serve de centro de diversas atividades culturais, como escola de artes, cursos, exposições, artesanato, oficinas, galeria de artes, entre outras atividades abertas à comunidade. Com a revitalização da Rua XV de Novembro, uma parte do prédio passou por uma completa renovação, com a recuperação dos traços arquitetônicos.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS