Presença do sol durante todo dia com temperatura máxima de 28Cº em Blumenau

Prolongamento da Rua Humberto de Campos, no bairro Velha, em Blumenau | Foto: Helena Mayer

 

 

Prolongamento da Rua Humberto de Campos, no bairro Velha, em Blumenau | Foto: Helena Mayer

 

Uma massa de ar seco deixa o tempo estável favorecendo a presença do sol com poucas nuvens nesta segunda-feira (2005/19) em Blumenau . Pela manhã maior presença de nuvens que se dissipam no decorrer do período. À tarde a temperatura se eleva e a máxima varia entre 26 e 28°C.

Neste momento (11h25min), faz 24,7°C com sensação térmica de 25,8°C. A mínima foi registrada pelo AlertaBlu às 7h, quando fez 18,5°C. O rio Itajaí-Açu está com 67 cm e a umidade relativa do ar em 61,4%. Vento fraco de noroeste passando a nordeste.

Santa Catarina – Sol com algumas nuvens, com aumento da nebulosidade no oeste e temperatura em elevação. Vento sul a nordeste no litoral e de nordeste no interior, fraco a moderado. Sistema de baixa pressão no mar, entre Santa Catarina e São Paulo, bem afastada da costa. Frente fria no litoral do Rio Grande do Sul.

 

Terça-feira (21)

Blumenau – O tempo segue firme, com predomínio de sol entre nuvens devido a influência de uma massa de ar seco. A temperatura mínima oscila entre 17 e 19°C e a máxima se eleva à tarde devido à presença do sol e oscila entre 25 e 27°C. Vento fraco predominante de noroeste.

Santa Catarina – Mais um dia com sol e aumento de nuvens. No oeste, condição de chuva com trovoada isolada à tarde, estendendo-se para o sul de SC à noite. Temperatura: em elevação. Vento nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas do oeste ao sul. Sistema frente fria afasta-se do litoral sul do Brasil em direção ao mar. Formação de baixa pressão no Rio Grande do Sul, com deslocamento para o litoral.

 

Quarta-feira (22)

Blumenau – Uma frontogênese (processo de formação de uma frente fria) entre o Paraguai e SC deixa o tempo instável e com chuva a partir da tarde. Há condição para pancadas de chuva acompanhadas por trovoadas e descargas elétricas sobretudo à noite. Temperatura mínima entre 18 e 20°C e máxima entre 23 e 25°C.

Santa Catarina – No oeste, chuva com trovoada no decorrer do dia, atingindo as demais regiões entre a tarde e noite, devido a um cavado (baixa pressão) intensificando-se no Estado. A temperatura diminui com o avanço de uma massa fria para o Sul do Brasil. Vento de sudoeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Quinta-feira (23)

Blumenau – A frente fria segue influenciando a condição de tempo em Blumenau mantendo instabilidade e a condição para chuva a qualquer momento do dia. As temperaturas mínima e máxima ficam em torno de 18°C e 22°C.

Santa Catarina – Chuva em todas as regiões, devido à formação de uma baixa pressão em SC. No oeste, o tempo melhora à noite. Atenção para condições de volumes elevados de chuva do Planalto ao Litoral. Temperatura em declínio acentuado, com mínima ocorrendo à noite, especialmente no oeste de SC, devido ao avanço de uma massa fria para essa região. Vento noroeste a sudoeste, fraco a moderado com fortes rajadas.

 

Sexta-feira (24)

Blumenau – A frente fria dá origem a um ciclone extratropical no litoral catarinense. Em Blumenau há condição para chuva fraca e isolada entre a madrugada e manhã, diminuindo no decorrer do dia. A temperatura mínima oscila entre 15 e 17°C, enquanto a máxima não deve passar de 23°C.

Santa Catarina – Do oeste ao sul, chuva melhorando no decorrer do dia. Nas demais regiões, encoberto, com sol no decorrer do dia. Temperatura em declínio acentuado, devido ao avanço de uma massa de ar frio e seco. Vento oeste a sudoeste, moderado com fortes rajadas. Atenção para rajadas intensas e persistentes, especialmente no sul e litoral de Santa Catarina, devido a um ciclone na costa.

 

Tendência para SC, entre 25 de maio e 3 de junho de 2019

Nos dias 25 e 26, tempo seco com temperatura baixa e condição de geada nas áreas mais altas do oeste ao planalto. Nos dias 27 e 28, nova frente fria traz chuva para o Estado. O restante do período será marcado por chuva mais frequente e volumosa no estado, com passagem de frentes frias, acompanhadas de massas de ar de origem polar, trazendo períodos de frio mais intenso e geada no estado.

Fontes: Alerta Blu e Epagri/Ciram