Prefeitura viabiliza contenção de encostas em 17 áreas de risco

Foto: Eraldo Schnaider
Foto: Eraldo Schnaider
Deslizamento em junho de 2014 | Foto: Eraldo Schnaider

Texto: Denisse Lopes

As obras de contenção de encostas estão mudando a realidade de áreas que sofreram deslizamentos durante a catástrofe de 2008. Através de convênio entre a Prefeitura de Blumenau e o Ministério das Cidades, a Administração Municipal está viabilizando 17 construções em prol da segurança de mais de três mil moradores, sob investimento de cerca de R$ 13 milhões.

As contenções têm por objetivo estabilizar as encostas, recuperando o local afetado e impedindo a ocorrência de novos deslizamentos. “As intervenções dão condições para que a população retorne à sua rotina com normalidade”, coloca o secretário de Obras, Paulo França. Diante do alerta de uma temporada de chuvas, nas ruas Eduardo Schwartz, no bairro Fortaleza, e Otto Marquardt, no Garcia, onde as obras de contenção já foram concluídas, a comunidade hoje se sente mais protegida. “Dá para ficar mais tranquilo. Agora temos a certeza de que a rua não vai cair de novo”, comenta Iraci Bonelli, moradora da rua Eduardo Schwartz.

Atualmente, outras oito obras de contenção seguem em andamento e mais nove estão por iniciar, levando as melhorias aos bairros Fortaleza, Itoupava Norte, Itoupava Central, Garcia, Progresso, Velha Central, Do Salto, Salto do Norte, Água Verde, Ponta Aguda e Vila Nova. As execuções têm conclusão prevista para o primeiro semestre de 2016.

Foram considerados critérios como condições geológicas, clima e o volume de chuvas para a definição da obra adequada a cada área. Em Blumenau, as soluções fazem uso de técnicas de solo grampeado, cortinas atirantadas, muros de arrimo e sistemas de drenagens pluviais. Também foi adotada hidrossemeadura para a recuperação da proteção vegetal dos locais degradados.

Suporte à comunidade

Paralelamente às obras, acontecem reuniões periódicas com os moradores das regiões contempladas com os trabalhos de contenção. Por meio do Programa de Trabalho Técnico Social (PTTs) também são desenvolvidas ações socioeducativas em cada região, com oficinas e palestras. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Obras, tem intenção de manter a população informada sobre os detalhes das intervenções e estimular o cuidado com o meio ambiente, visando à prevenção a novos desastres.

via PMB