Prefeitura realiza ação contra Aedes aegypti nos cemitérios municipais

Foto: Marcelo Martins

Cemiterio_03

 

A Prefeitura de Blumenau promove neste sábado, dia 12, das 6h às 12h, uma ação de limpeza nos três cemitérios públicos municipais. O objetivo é eliminar os possíveis focos de proliferação do Aedes aegypti, como, por exemplo, os vasos com água depositados nos jazigos.

A mobilização compreende ainda a entrega de material educativo com orientações sobre os cuidados necessários para combater o mosquito. A ação será executada pela Secretaria de Serviços Urbanos com o apoio da Secretaria de Saúde e pode ser adiada em caso de chuva.

Serão aproximadamente 30 pessoas envolvidas na mobilização. As equipes da Secretaria de Serviços Urbanos, responsável pela manutenção destes espaços, estarão divididas nos cemitérios localizados nas ruas João Pessoa, Bahia e Progresso.

Segundo levantamento, aproximadamente 14 mil túmulos serão vistoriados na ação. Além de coletar o material que pode servir como criadouro de mosquitos, a Secretaria de Serviços Urbanos irá notificar os proprietários de jazigos que apresentarem irregularidades.

 

Cemiterio_01

 

Os proprietários de jazigos nos cemitérios municipais estão convidados a participar da ação. Como haverá caminhões de limpeza recolhendo o material no sábado, no decorrer dessa semana a comunidade pode fazer a limpeza dos túmulos de sua responsabilidade para que no fim de semana os dejetos sejam devidamente descartados.

“Os cuidados no combate ao Aedes aegypti são uma preocupação permanente do Poder Público. Entretanto, estamos organizando esta força-tarefa para alertar a população sobre os perigos que se escondem especificamente nos cemitérios”, afirma o secretário de Serviços Urbanos, Rafael Jansen. Periodicamente, as equipes de combate a endemias da Secretaria de Saúde também realizam vistorias nos cemitérios para garantir que não haja a proliferação do mosquito.

Números

Atualmente, Blumenau tem 17 focos, 5 casos confirmados de chikungunya, todos importados, 1 aguardando resultado e 2 descartados. Além disso, são 10 casos notificados de zika, 6 descartados e 4 aguardando resultado; 103 notificações de dengue, sendo 12 casos positivos e 12 aguardando resultados. Os demais descartados. As denúncias de possíveis locais de criadouros podem ser feitas na Ouvidoria da Saúde, pelo telefone 3381-7770.

 
Cemiterio_02

 

Dicas de combate à proliferação do mosquito em cemitérios

1. Coloque areia nos vasos de flores artificiais (material disponibilizado gratuitamente nos cemitérios);

2. Evite o uso dos pratos nos vasos, se usar, furá-los e colocar areia até a superfície;

3. Limpe os túmulos periodicamente;

4. Recolha e descarte adequadamente o lixo após a limpeza dos jazigos;

5. Elimine as embalagens dos vasos de flores;

6. Evite flores naturais, principalmente as bromélias, já que são um reservatório natural de água.

 

Todos contra o Aedes aegypti

Na manhã desta terça-feira, dia 8, a Prefeitura realizou uma reunião com representantes dos cemitérios particulares da cidade. O objetivo foi orientá-los sobre os cuidados no combate ao Aedes aegypti e entregar material educativo para distribuição nos cemitérios. Durante o encontro, eles também foram informados sobre a mobilização de sábado, dia 12, nos cemitérios municipais (rua Bahia, João Pessoa e Progresso) e convidados a desenvolver ações semelhantes. A reunião foi comandada por profissionais das Secretarias de Saúde e Serviços Urbanos.

 

Texto: Franciele Back  | Foto: Marcelo Martins | via PMB