sábado, 27 novembro 2021
InícioGeralPrefeitura orienta para os cuidados no combate à dengue

Prefeitura orienta para os cuidados no combate à dengue

Todos contra a Dengue

Com o objetivo de prevenir e combater o mosquito Aedes Aegypti, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Saúde, está dando prosseguimento ao Programa de Controle da Dengue. Uma equipe formada por 19 agentes comunitários em saúde e dois fiscais está monitorando os 35 bairros da cidade através de pesquisa entomológica e 900 armadilhas instaladas em diferentes pontos do município.

O trabalho de combate à proliferação do mosquito é intenso e exige acompanhamento longo de todo o ano. Por meio da pesquisa entomológica, por exemplo, a Prefeitura visita 256 pontos estratégicos, como ferros-velhos, cemitérios e borracharias. São locais que recebem fiscalização a cada quinze dias, totalizando 512 visitas por mês. Através do Programa também são acompanhadas semanalmente 900 armadilhas instaladas em casas e empresas situadas em diversas regiões da cidade.

Além disso, quando um foco é localizado, todas as propriedades num raio de trezentos metros são vistoriadas eliminando e tratando, quando não é possível exterminar, com produto químico todos os focos encontrados. Estes pontos são visitados durante um ano, a cada dois meses, eliminando qualquer possibilidade de procriação do mosquito Aedes Aegypti. A equipe do Programa de Controle da Dengue desenvolve ainda ações educativas em escolas, empresas e associações de moradores com o intuito de orientar e alertar a população sobre os cuidados e perigos da doença.

Desde o início deste ano, apenas um foco do mosquito foi identificado e nenhum caso da doença foi registrado. Ao longo de 2013, 56 focos de dengue foram confirmados e 16 casos da doença surgiram, sendo que todos foram contraídos fora do Estado. Para evitar a proliferação do Aedes Aegypti, bem como da doença, uma série de orientações devem ser seguidas pela população.

A comunidade também pode ajudar no combate à dengue apontando à Secretaria da Saúde possíveis focos do mosquito, como terrenos baldios, lugares com pneus abandonados, piscinas sem manutenção, entre outros. As denúncias podem ser feitas através da OuvidoriaSus, pelo telefone 3381-7770. Não é preciso se identificar para realizar a denúncia. Confira abaixo as orientações da Prefeitura para o combate à dengue.

– Colocar areia nos pratinhos de plantas.
– Colocar tampas de garrafas, cascas de ovos, latas e outras embalagens vazias em sacos plásticos bem fechados, deixando-os fora do alcance de animais.
– Remover duas vezes por semana a água acumulada em folhas de plantas como bromélias.
– Guardar garrafas com gargalo para baixo e pneus secos e cobertos.
– Manter lixeiras tampadas.
– Lavar com escova os potes de comida e água dos animais uma vez por semana.
– Colocar cimento nos cacos de vidro dos muros.
– Manter calhas para água de chuva desentupidas.
– Tratar a água da piscina com cloro, limpando-a uma vez por semana.
– Manter ralos fechados e desentupidos.
– Evitar acumular entulhos (eles podem se tornar local de foco do mosquito da dengue).
– Manter caixas d’água limpas e tampadas.
– Eliminar qualquer depósito que possa haver acúmulo de água, evitando dessa forma a existência de criadouros para o Aedes aegypti – vetor da dengue.

via PMB | Texto: Talita Catie

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS