segunda-feira, 18 outubro 2021
InícioGeralPrefeitura notifica Consórcio Siga e empresas do transporte coletivo

Prefeitura notifica Consórcio Siga e empresas do transporte coletivo

A prefeitura de Blumenau enviou uma nota à imprensa na noite desta quinta-feira (17), comunicando as providências que serão tomadas em relação ao Consórcio Siga. Também se refere sobre a manifestação anunciada pelo Sindetranscol para esta sexta-feira (18), que prevê o estacionamento de ônibus na prefeitura, conforme entrevista coletiva na sede do sindicato.

Confira:

Administração municipal trabalha para restabelecer transporte público de qualidade para a população

A Prefeitura de Blumenau notificou na tarde de quinta-feira, dia 17, o Consórcio Siga e as empresas Nossa Senhora da Glória, Rodovel e Verde Vale para que, no prazo de 15 dias, apresentem defesa pelo não cumprimento de cláusulas contratuais e comprovem planos de recuperação financeira e operacional do sistema de transporte coletivo da cidade. As respostas às notificações serão avaliadas pela Comissão Especial, criada por decreto municipal no dia 01 de dezembro, e indicarão à administração pública a viabilidade de manutenção do sistema ou a caducidade do contrato de concessão.

Em relação à manifestação anunciada pelo Sindetranscol para esta sexta-feira, dia 18, que prevê o estacionamento de ônibus no centro da cidade, a Prefeitura comunica que está tomando as providências cabíveis e que a Guarda Municipal, em parceria com a Polícia Militar, foi acionada para orientar a população em possíveis transtornos gerados no trânsito.

Medidas administrativas estão sendo tomadas no enfrentamento às sucessivas paralisações do transporte coletivo ocasionadas pela falta de pagamento integral do salário dos trabalhadores. Em setembro de 2015, a prefeitura instituiu a Câmara Técnica que em tratativas com as empresas e Consórcio Siga evitou paralisações. Porém, no dia 08 de novembro de 2015, diante do anúncio de mais uma paralisação prevista para o dia 09, foi decretada Intervenção na empresa Glória e Consórcio Siga, que com a manutenção do sistema, levantou dados operacionais e financeiros.

Estes dados coletados pela Intervenção foram relatados pelos interventores e analisados pela Comissão Especial que apurou o não cumprimento de cláusulas contratuais. O despacho da Comissão Especial, resultou na notificação entregue às empresas e Consórcio Siga que têm prazo determinado para defesa. A Prefeitura está trabalhando de forma empenhada e firme na busca por uma solução definitiva para os problemas do transporte coletivo em Blumenau.

Diretoria de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS