A Prefeitura de Blumenau já lançou o edital do pregão que pretende revitalizar a recepção do prédio para melhor atender as pessoas da comunidade que procuram os serviços da prefeitura, bem como dar mais segurança a todos, incluindo servidores, documentos e à própria sede. O preço inicial do pregão – modalidade de licitação que provoca maior concorrência – é de R$ 28 mil/mês, mas a Secretaria de Administração acredita que ele deva baixar consideravelmente. O valor inclui seis catracas para pessoas, duas cancelas para veículos, toda parte estrutural, software, novo mobiliário para a recepção e a terceirização do serviço, com quatro pessoas para atender a população. Depois de 36 meses, todo o equipamento passará a ser do município, sem mais pagamento de aluguel, pois o pregão prevê o comodato do material.
Segundo o diretor de Patrimônio, Manoel Boaventura, o objetivo do município é profissionalizar o atendimento. “Da mesma forma que a Assembleia Legislativa do Estado, que o Palácio do Governo, que várias prefeituras organizadas do país, pretendemos oferecer um melhor serviço à comunidade que procura os diversos setores abrigados no prédio central”, explicou. Haverá na recepção quatro pessoas que não só estarão à disposição para prestar informações ao público, mas também para acompanhar visitantes até as secretarias ou setores desejados. Isto facilitará o acesso das pessoas à solução de seus problemas. “Este controle de fluxo permitirá que saibamos quais os serviços mais procurados, quais as demandas, os horários e inclusive que pratiquemos um pós-atendimento, entrando em contato com essas pessoas da comunidade para saber da solução de seus problemas”, acentuou.
Mais segurança
Por consequência, o equipamento a ser instalado trará mais segurança às pessoas, comunidade e servidores, ao patrimônio público e até mesmo à documentação existente no prédio. Atualmente, o acesso é feito sem qualquer controle, o que não impede a ocorrência de problemas de toda ordem. Na entrada principal serão três catracas. Uma quarta catraca será instalada na porta dos fundos, de acesso dos servidores. Outras duas ficarão no subsolo, cobrindo todas as entradas do prédio.
O sistema permite o reconhecimento pela digital, através de senha ou cartão magnético. Na entrada dos veículos, serão instaladas duas cancelas. Atualmente nem a garagem existente no subsolo possui mecanismos que impeçam a entrada de veículos desconhecidos. O pregão prevê 36 meses de locação no sistema de comodato. Após este período, tudo passa a ser propriedade do município sem custos extras.
Texto: Fabrício Wolff | via PMB