Prefeitura intensifica trabalho de manutenção nas tubulações

Tubulacao-Blumenau_prefeitura_02
Os trabalhos fazem parte de ações preventivas contra alagamentos, comuns em época de tempestades.

Texto: Franciele Back | Fotos: Marcelo Martins

A Prefeitura de Blumenau está intensificando os serviços de limpeza e desobstrução nas tubulações do município. Devido ao período de chuvas fortes comum no verão, os trabalhos vêm sendo feitos diariamente em galerias, bueiros e bocas de lobo em áreas que há mais vulnerabilidade a alagamentos. A previsão é de que os serviços, programados para 119 ruas, sejam concluídos até o fim do ano. A ação comandada pela Secretaria de Serviços Urbanos soma-se a de outras secretarias, como Obras, que coordena os trabalhos de macrodrenagem nos quatro principais ribeirões da cidade e contenção de encostas em 17 áreas de risco, e a própria Defesa do Cidadão, da qual faz parte a Defesa Civil de Blumenau.

Tubulacao-Blumenau_prefeitura_01

De janeiro a setembro de 2015, a Secretaria de Serviços Urbanos já desobstruiu 41.157 quilômetros de tubulações em 1.795 ruas. A limpeza é feita por meio do hidrojateamento, que consiste na sucção dos resíduos como areia e outros tipos de resíduos que se acumulam nesses locais em razão do descarte irregular do lixo. Os caminhões são equipados com reservatório de água e um sistema de alta pressão para realizar o processo. Conforme explica o secretário de Serviços Urbanos Rafael Jansen, a desobstrução dos canais faz com que a água da chuva tenha como escoar e assim “é possível amenizar os danos causados à comunidade em virtude do mau tempo”.

Por outro lado, a comunidade pode colaborar para que os efeitos da chuva não sejam tão prejudiciais à população, especialmente no que se refere aos alagamentos. Os cuidados com o lixo precisam ser uma constante, evitando jogar qualquer tipo de material não perecível no chão, como plásticos, latas, xepas de cigarro e outros, que costumam obstruir as bocas de lobo, interrompendo a passagem de água. O resultado disto é a facilitação de alagamentos e inundações, que prejudicam a todos. O esforço para que minimizemos os prejuízos tem que ser conjunto, lembrou o secretário.