quinta-feira, 2 dezembro 2021
InícioGeralPrefeitura faz trabalho de conscientização junto a artesãos

Prefeitura faz trabalho de conscientização junto a artesãos

artesaos-Blumenau-prefeituraFoco da ação foi o grupo de artesãos que se instalaram junto à calçada em frente ao Boliche, na rua 7 de Setembro.

Texto: Marilí Martendal

A Prefeitura de Blumenau realizou na tarde desta terça-feira, dia 17, uma ação conjunta da Fiscalização de Obras e Posturas da Secretaria de Planejamento Urbano e da Fundação Cultural, no sentido de conscientizar os artesãos que se instalaram junto à calçada em frente ao Boliche, na rua 7 de Setembro. A instalação dos artesãos no local é irregular e vem gerando reclamações por parte de lojistas e também dos transeuntes, que sentem seu espaço invadido. Os artesãos foram convidados a participar da reunião anual da classe, que acontece nesta quarta-feira, dia 18, às 9h, na Fundação Cultural. O objetivo é que eles possam exercer suas atividades em local próprio e dentro das normas municipais. Toda a ação de hoje contou com o apoio da Polícia Militar.

Na oportunidade os representantes da Administração Municipal entregaram panfleto com orientações aos artesãos, que devem se cadastrar no Programa de Artesanato da Fundação Cultural. Também foi explicado aos artesãos que o local onde eles devem se instalar é na Praça Dr. Blumenau, na rua XV de novembro, além de poderem participar da Festa do Trabalhador e da Feira da Amizade – ambas na Vila Germânica, e ainda, da Rota de Lazer, que acontece mensalmente aos domingos, também na rua XV.

O primeiro a ser abordado foi Luiz Carlos Cordeiro, 56 anos, oriundo do município de Campos Novos e que está há 10 anos em Blumenau. Ele disse que desconhecia a legislação, que achou boa a iniciativa e que vai participar da reunião desta quarta-feira. Outro artesão que recebeu orientações é Luiz Henrique Araújo dos Santos, 30 anos, e que há duas semanas veio de São Paulo para Blumenau. Ele também confirmou sua participação na reunião.

Segundo o diretor administrativo da Fundação Cultural, Luiz Koerich, 210 artesãos estão cadastrados no Programa. A ideia é cadastrar pelo menos mais 20, que estão em situação irregular. Já a diretora de Fiscalização de Obras e Posturas da Secretaria de Planejamento Urbano, Maria Cristina Silva Figueiredo, disse que a ação foi muito boa, dentro do esperado, e que a fiscalização vai continuar. “É importante que eles ofereçam seus trabalhos no local adequado e permitido. O Município tem por obrigação manter a ordem e a organização nas ruas da cidade para que nem estabelecimentos comerciais, nem artesãos, nem os transeuntes sejam prejudicados”, argumentou.

via PMB

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS