quinta-feira, 4 março 2021
Início Geral Prefeitura fará um raio-X da Ponte de Ferro para avaliar as condições...

Prefeitura fará um raio-X da Ponte de Ferro para avaliar as condições de sua estrutura

 

 

Foto: Júlio Pollhein

 

A Ponte Ponte de Ferro (Vereador Aldo Pereira de Andrade), inaugurada em 1931 e utilizada para transporte ferroviário até 1971, passará por um escaneamento a laser neste domingo (15/09/19). O objetivo é proporcionar um raio-x que mostre sua real situação, permitindo à Prefeitura o mapeamento de suas condições estruturais. Assim será possível avaliar o tipo e local exato de alguma manutenção.

Para execução deste trabalho, a Ponte de Ferro ficará interditada ao trânsito no domingo no período entre 9h e 13h30. Em caso de más condições climáticas o serviço deverá ser reagendado para outra data.

A estrutura com 315 metros de comprimento e 18 metros de altura serviu de travessia sobre o Rio Itajaí-Açu para a ferrovia que ligava Blumenau à Itajaí. A construção foi iniciada em 1929 com material importado da Alemanha e inaugurada dois anos depois.

Em 13 de março de 1971, por decisão do Governo Federal, a Estrada de Ferro Santa Catarina é utilizada pela última vez. Em 1991 a ponte foi completamente restaurada em parceria com a Fundação Roberto Marinho e adaptada ao trânsito de veículos e pedestres.

 

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS