Prefeitura de Blumenau abre mais 150 vagas na educação infantil

Famílias estão sendo beneficiadas com as inúmeras vagas de educação infantil abertas pela Prefeitura de Blumenau nesta semana. Com o início das atividades do Centro de Educação Infantil Carlos Rohweder hoje, dia 3 de julho, 86 crianças saem da fila de espera. Além disso, a abertura de mais quatro salas de aula no Centro de Educação Infantil Irmã Maria Christa Prüllage vai garantir o atendimento de outros 65 alunos. Juntas, as duas unidades estão oportunizando o atendimento de 151 novas crianças.

A ampliação no número de vagas ofertadas na educação infantil é resultado do empenho da Secretaria de Educação em buscar novos espaços e liberar áreas já existentes, como é o caso do CEI Irmã Maria Christa Prüllage. Desde que foi inaugurado, em 2010, quatro salas estavam inativas porque aguardavam a execução de uma obra de contenção do morro lateral da unidade. Com o adiantar da obra, as salas devem ser liberadas nos próximos dias e 65 crianças, com idade de zero a quatro anos, poderão ser atendidas. As matriculas destas vagas já estão concluídas.

O CEI Carlos Rohweder, que entrou em funcionamento hoje, foi locado pelo Município para ampliar a oferta de vagas na região Norte da cidade. Situado na rua Ricardo Georg, no bairro Itoupava Central, ele terá capacidade para receber 87 crianças, com idade entre zero e três anos. Para garantir a abertura destas vagas, o andar térreo de um prédio foi alugado. O espaço dispõe de seis salas de aula. Neste primeiro dia de aula, 22 crianças foram atendidas, tendo em vista o período de adaptação das crianças e a conclusão das matrículas.

Com as 151 vagas abertas hoje, a atual Administração Municipal soma 642 novas vagas para as crianças blumenauenses desde o dia 1º de janeiro de 2013. Além disso, no ano passado, 1537 crianças saíram da fila de espera. Neste ano, o número de crianças que ingressaram na educação infantil é de 2347. “O prefeito assumiu um compromisso com a comunidade e estamos trabalhando muito para torná-lo realidade”, afirma a secretária de Educação, Helenice Luchetta, ao destacar o empenho da Prefeitura para garantir o atendimento das crianças.

via PMB | Texto: Talita Catie