Prefeitura conclui primeira etapa da Pesquisa Origem e Destino Domiciliar

 

O município concluiu esta semana a primeira etapa da pesquisa técnica que verificou qual é o perfil de deslocamento dos usuários de trânsito em todos os bairros de Blumenau. Entre os meses de julho e setembro de 2016, um total de 11.091 residentes foram entrevistados, pertencentes a 4.156 famílias e localizados em todos bairros da cidade.

O vice-prefeito e secretário executivo do Programa de Mobilidade Sustentável, Mário Hildebrandt, explica que de acordo com os dados obtidos na pesquisa, a cada 1.000 habitantes de Blumenau, 436 possuem veículo particular. “Para cada dois habitantes, temos cerca de um carro. São mais de 143 mil veículos, um número bastante alto, refletido todos os dias no trânsito intenso que temos pelas ruas da cidade”, destaca.

Além desses dados, a pesquisa ainda identificou que para a atual população de 329 mil habitantes, cada um deles realiza a média de 1,66 viagens diariamente, seja para trabalho, estudo ou lazer.

Próximos Passos

Os resultados obtidos na Pesquisa Origem Destino contribuirão para a criação de uma base de dados, que servirá para o abastecimento de um sistema informatizado da Prefeitura. Nesse sistema estarão unidos dados do planejamento urbano e de transportes da cidade, integrados ao Programa de Mobilidade, que prevê, por exemplo, a construção dos novos terminais urbanos.

O prefeito Napoleão Bernardes, ao receber os dados desta primeira etapa da pesquisa, acredita que os números obtidos ficaram dentro do esperado. “Os dados vem ao encontro dos principais projetos viários que temos atualmente em andamento na cidade, seja os vinculados ao BID e também aos financiamentos do PAC. Serão obras importantes, executadas nos próximos anos, e a pesquisa veio afirmar ainda mais que estamos no caminho certo”, avalia.

Hildebrandt acredita que para a Prefeitura é importantíssimo ter esses dados computados, pois auxiliarão muito no trabalho e no desenvolvimento de outros projetos para a mobilidade de Blumenau. “Com base nesses números podemos buscar recursos e defender obras e ações que interfiram e auxiliem no trânsito de nossa cidade. É o primeiro passo, de uma série de medidas que ainda serão tomadas, buscando a melhoria da rotina de nossa cidade e da comunidade”, enfatizou.

 

VARIÁVEL TOTAIS
Domicílios 108.588
Famílias 109.580
População (habitantes) 329.480
Total de viagens (viagens/dia) 545.443
Viagens motorizadas (viagens/dia) 430.214
Frota de autos particulares 143.794
Índice de mobilidade total1 1,66
Índice de mobilidade motorizada2 1,31
Taxa de motorização3 436
Empregos 156.764
Empregos por habitante 0,48
Matrículas escolares4 66.321
Matrículas por habitante4 0,20

 

1. Índice de Mobilidade Total: Número de viagens totais por habitante

2. Índice de Mobilidade Motorizada: Número de viagens motorizadas por habitante

3. Taxa de Motorização: Número de automóveis particulares por 1.000 habitantes

4. Ensino regular