Prefeitura apresenta estudo para expansão urbana e turística da Vila Itoupava

Foto: Eraldo Schnaider
Foto: Eraldo Schnaider

A Secretaria de Planejamento Urbano da Prefeitura de Blumenau realizou na última quinta-feira (6/11), uma reunião no Clube Serrinha, para apresentar ao Conselho de Desenvolvimento da Vila Itoupava, um estudo preliminar de expansão urbana e exploração turística daquela região. Uma das ideias apresentadas na reunião é criar núcleos de expansão urbana em locais onde existe densidade suficiente de moradores e estabelecimentos que justifiquem a iniciativa. O encontro foi prestigiado pelo prefeito Napoleão Bernardes.

Há 10 anos a Vila teve seu perímetro urbano aumentado de sete quilômetros para 11 quilômetros quadrados. Desde então, moradores acompanham a evolução, gerando algumas discussões. A Secretaria de Planejamento Urbano não recomenda simplesmente aumentar novamente o perímetro urbano, porque teria lotes de 250 metros quadrados, o que poderia gerar uma ocupação acentuada, colocando em risco – inclusive, o manancial de água da região.

A iniciativa de criar núcleos de expansão é para beneficiar, por exemplo, propriedades localizadas em zona rural e que só podem ter lotes de 20 mil metros quadrados. Com a mudança, os lotes poderiam ser menores que o mínimo de 20 mil metros quadrados estabelecido pelo INCRA para zonas rurais.

Na mesma reunião foram apresentados o Plano de Sinalização Turística e Acesso à região e a proposta da Rota Cultural (incluindo estabelecimentos, edificações e paisagens), interligando a Vila Itoupava a Pomerode. O estudo necessita da interação entre diversas secretarias da administração municipal de Blumenau, Prefeitura de Pomerode e comunidade.

O encontro foi prestigiado também pelos secretários de Planejamento Urbano, Alexandre Gevaerd, Turismo, Ricardo Stodieck, Intendente Distrital Erno Bublitz, Samae, Valdair Matias, Seterb, Sérgio Chisté, técnicos da Prefeitura, integrantes do Conselho de Desenvolvimento da Vila Itoupava e por moradores da região.

Localizada no extremo norte do município de Blumenau, a Vila Itoupava é um distrito que mantém fortemente suas características oriundas da colonização, o que pode ser percebido pelo estilo de suas construções, dialeto, costumes, etnia e jardins defronte às casas.

Vila-Itoupava_01-9-14_12
Foto: Daniela Hein

Em relação ao turismo, observa-se que a região norte carece de infraestrutura turística. Com a intenção de potencializar seus atrativos e aprimorar a orientabilidade turística da cidade, o município está explorando três estratégias:

Placas Turísticas: programa do Ministério do Turismo para apoio a projetos de infraestrutura turística, através do Sistema de Gestão de Convênios, que fomenta quatro grandes destinos: Vila Itoupava, Vila Germânica, Centro Histórico e Recantos Naturais.

Marcos de Entrada da Cidade: os marcos reforçam a ideia de “boas-vindas” a partir de uma solução arquitetônica, com o objetivo de sinalizar os principais acessos e ao mesmo tempo criar uma identidade simbólica da cidade.

Painel de boas-vindas: executado como moeda de troca pela relocação da casa enxaimel (antigo CAT) localizada no trevo secundário de acesso ao bairro (acesso a Luís Alves) para ser implantada no futuro Parque das Itoupavas. O painel deve conter, a partir da discussão com comunidade e secretarias de Turismo, Planejamento Urbano, Desenvolvimento Econômico e Fundação Cultural, as informações de orientação viária e turística, bem como ilustrações de atrativos arquitetônicos, culturais e paisagísticos.

ribeirao-pedras-Vila-Itoupava
Foto: Daniela Hein

Quanto à implantação de potenciais rotas turísticas e culturais, foi apresentado um estudo preliminar, visando a integração dos municípios, a partir de eixos viários com possíveis atrativos turísticos, de edificações a paisagens naturais. O Circuito Vale Europeu é um exemplo de roteiro turístico que busca a integração de atividades em áreas rurais. A Prefeitura busca este conceito de roteiro no estudo apresentado.

Foram ainda levantados alguns locais a serem implantadas essas sinalizações nas principais entradas do bairro, que deverão ser discutidos a fundo com a comunidade. A Prefeitura de Blumenau vai formar agora uma comissão de técnicos que vão percorrer a região (tifas), para definir as rotas a serem exploradas e os locais para expansão do perímetro urbano.

via PMB | Texto: Marilí Martendal