Prefeitura abre processo seletivo para 50 vagas voluntárias na Defesa Civil

Os selecionados passarão por um curso que segue as diretrizes das Leis Federais 12.608/2012 e 9.608/1998, com carga horária de 40 horas.

Foto: Defesa Civil de Blumenau

A Secretaria de Defesa Civil (Sedeci) de Blumenau está em busca de voluntários para integrar sua equipe de apoio em situações de emergência. Com o objetivo de fortalecer a participação da sociedade civil, a seleção oferece 50 vagas para profissionais capacitados em diferentes áreas, que atuarão em conjunto com o corpo técnico da secretaria para prevenir e minimizar consequências desastrosas.

Estão sendo recrutados engenheiros (13); geólogos (2); geógrafos (2); geomorfológicos (2); telefonistas (6); vigilantes (7); farmacêuticos (2); eletricistas (2); biólogos (2); psicólogos (2); arquitetos (2); enfermeiro (1); técnico de enfermagem (1); médicos (2); veterinário (2); designer (1) e nutricionista (1). Os interessados podem se inscrever entre 22 de maio a 9 de junho preenchendo o formulário eletrônico que  clicando aqui.

Os selecionados passarão por um curso que segue as diretrizes das Leis Federais 12.608/2012 e 9.608/1998, com carga horária de 40 horas. O treinamento abordará conhecimentos básicos nas áreas de Proteção e Defesa Civil, além das principais ações desempenhadas pela Defesa Civil de Blumenau, tais como Prevenção, Mitigação, Preparação, Resposta, Recuperação e Reconstrução, Avaliações de Risco, Noções de Geologia, Noções de Meteorologia e Programas Educacionais.

As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, dando preferência aos candidatos que residam, trabalhem ou estudem no município de Blumenau, visando fortalecer o envolvimento da comunidade local.

Carlos Olímpio Menestrina, secretário de Defesa Civil, destaca a importância do apoio da comunidade em momentos de atenção: “Contamos com uma equipe técnica qualificada na Defesa Civil, além de outros órgãos de proteção que nos auxiliam em situações de crise. No entanto, ter voluntários especializados em cada área nos permite atender cada vez melhor as necessidades das pessoas afetadas, proporcionando a devida assistência em cada situação”.