Prefeito sanciona lei que institui Campanha de Conscientização contra a Mendicância

 

 

 

Na tarde desta quarta-feira (17/07/19), o prefeito Mário Hildebrandt sancionou a Lei nº 8.747 de autoria do vereador Jens Mantau. Ela institui a Campanha de Conscientização contra a Mendicância “Não dê esmolas, dê oportunidades” em Blumenau.

A campanha tem como finalidade diminuir o número de pessoas em situação de rua no município e conscientizar a comunidade quanto à mendicância. Ela busca desestimular a doação de dinheiro a pedintes, impedir a exploração do trabalho infantil nas ruas, reduzir a evasão e escolar, além de impedir que dependentes químicos usem a esmola para sustentar o vício.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes) executa três serviços voltados ao atendimento da população em situação de rua. São eles: o Serviço de Abordagem Social, Serviço Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) e o Abrigo Municipal de Blumenau (Amblu).

A Abordagem Social é o serviço que identifica famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social em espaços públicos, como trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, uso abusivo de crack e outras drogas. As abordagens são feitas em espaços públicos e busca garantir as necessidades imediatas das pessoas atendidas, encaminhando-as para acompanhamento nas demais políticas públicas.

A Abordagem Social funciona junto ao Centro POP, na Rua Clara Persuhn, 192, no bairro Itoupava Seca, com atendimento de segunda a sexta das 8h às 17h, e em regime de plantão durante a semana, das 17h às 20h. Nos finais de semana e feriados, o atendimento é realizado durante todo o dia. O telefone para contato é 3381-6510 ou pelo número do plantão 99945-9630.

O Centro POP é um serviço voltado às pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e sobrevivência. Tem por finalidade oferecer atendimento e acompanhamento especializado, com atividades que buscam o fortalecimento dos vínculos sociais e familiares. Os usuários também recebem alimentação e higiene pessoal, além do atendimento psicossocial. O centro atende de segunda a sexta das 7h às 16h. O telefone para contato é 3381-6509.

O Abrigo Municipal de Blumenau (Amblu) abriga pessoas adultas ou famílias que não possuam moradia, oferecendo assim um espaço temporário com alimentação e higiene pessoal. O Amblu desenvolve ações de resgate de vínculos familiares e sociais, grupos laboterapêuticos, grupos de responsabilidade mútua e ações socioeducativas. O Abrigo fica na Rua Rudolf Roedel, 147, no bairro Salto Weissbach. O telefone para contato é 3381-7777.

Por Anna Clara Uliano [PMB/BNU]