O prefeito de Blumenau, Egídio Ferrari, anunciou na noite de segunda-feira (17/02/25) em suas redes sociais pessoais (e não nas da prefeitura), que assinou um decreto declarando situação de emergência no município.
O documento sob nº 15.977 está sendo publicado no Diário Oficial nesta terça-feira (18), pleiteando ao Ministério do Desenvolvimento Regional, recursos para reconstrução e reparo das áreas afetadas. Paralelo a isso, a Defesa Civil elabora um plano de trabalho de situações mais graves, que requerem de uma atenção maior.
A medida foi motivada devido aos estragos causados pelas chuvas intensas nos últimos dias. O acumulado de precipitação ontem (17) chegou a 91 mm no bairro Passo Manso, com médias elevadas em diversas regiões da cidade.
As chuvas de segunda provocaram 40 ocorrências em diferentes bairros, incluindo alagamentos em vias importantes como a Rua Johann Ohf, no bairro Água Verde, e as ruas São Paulo e Camboriú, no bairro Victor Konder, além da Rua Almirante Barroso, na Vila Nova. Devido aos impactos da chuva, o Centro de Educação Infantil Professor Paulo Freire (bairro Itoupava Central) suspendeu as aulas na manhã desta terça-feira (18).
A região Sul foi a mais afetada, com 25 chamados. O bairro Água Verde foi o que teve o maior número de registros, somando 12 ocorrências. Também se destacaram Garcia, com sete registros, e os bairros Velha e Velha Central, ambos com três chamados.
Já na região Norte, foram contabilizadas 15 ocorrências. O bairro Fortaleza Alta registrou o maior número de casos, com três chamados. Nova Esperança, Ponta Aguda, Salto do Norte e Vila Itoupava tiveram duas ocorrências cada.
A Defesa Civil mantém alerta máximo para risco de deslizamentos nas regiões Central, Leste, Norte e Oeste, enquanto a região Sul segue em alerta. Moradores de áreas vulneráveis devem ficar atentos a sinais de movimentação do solo e, em caso de necessidade, acionar os serviços de emergência pelos telefones 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).
A meteorologista Tatiane Martins, informou que a partir do final da manhã, a combinação entre o calor e a atuação de áreas de baixa pressão deve provocar pancadas de chuva com trovoadas na cidade. Há possibilidade de chuva intensa em um curto intervalo de tempo, aumentando o risco de alagamentos e deslizamentos pontuais.
Em caso de ocorrências, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. A última atualização foi divulgada às 6h42 desta terça-feira.