sábado, 6 março 2021
Início Geral Ponte dos Arcos de Blumenau é uma das 12 do mundo a...

Ponte dos Arcos de Blumenau é uma das 12 do mundo a integrar um calendário bilíngue

Foto: Marcelo Martins

 

A Ponte Engenheiro Antônio Vitorino Ávila Filho, mais conhecida como Ponte dos Arcos, será uma das 12 pontes do mundo a integrar um calendário permanente bilíngue (inglês-alemão). O calendário terá fotos de 12 pontes, uma de cada país envolvido. Além do Brasil, participam Costa, Rica, México, Bolívia, Peru, Japão, Rússia, Noruega, Austrália, Indonésia, Itália e Alemanha.

Cada ponte correspondente a um mês do ano e terá um problema matemático a ser resolvido.  O projeto internacional tem como objetivo a popularização da matemática.  A iniciativa foi da FURB, por meio dos departamentos de Engenharia Florestal e de Física da FURB, em parceria com a Universidade de Münster (Westfälische Wilhelms-Universität Münster, Alemanha).

O professor Rubens Marschalek, do Departamento de Engenharia Florestal, conta que as tratativas começaram em 2011, quando ele participou de um curso na Universidade de Münster. Em 2016, Marschalek foi novamente à Alemanha para ministrar uma palestra sobre o Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina (IFFSC). “Foram estes laços que motivaram a Universidade de Münster a nos convidar para fazer parte deste projeto internacional”, comenta o professor.

Além de ter uma proposta internacional, o calendário será multidisciplinar, pois vai envolver várias áreas do conhecimento, como idiomas, geografia e história. O foco do material, segundo o professor serão estudantes de nível fundamental e médio. Além de Marschalek, outros dois professores da FURB também têm participação ativa no projeto: Elcio Schuhmacher e Robson Zacarelli Denke.

Para alinhar os últimos detalhes deste projeto, os professores Schuhmacher e Marschalek irão para a Alemanha na semana que vem. Entre os dias 25 a 29 de junho, eles vão participar do encontro “Math – Bridges – Camp 2018”, quando o projeto, as pontes e os exercícios serão formulados e debatidos, bem como serão definidas as estratégias científicas e pedagógicas para a popularização da ciência da matemática e sua aplicação na sociedade serão abordados.

Este evento está sendo organizado pela Universidade de Münster através da AFO (Departamento de Transferência de Tecnologia) e Departamento de Educação Matemática e Educação Digital.

Na FURB, as atividades relativas à este projeto internacional foram propostas e aprovadas pelo Projeto “767/2017 – A Matemática do cotidiano do estudo de pontes”, liderado pelo Prof. Dr. Elcio Schuhmacher. O calendário terá duas versões: digital e impresso. Para o impresso a ideia é fazer cerca de 2 mil exemplares para que sejam usados na sociedade em geral, e principalmente nas escolas de ensino fundamental e médio da região.

Parceiros patrocinadores são bem-vindos e podem entrar em contato com o coordenador do projeto na FURB, o Prof. Elcio Schuhmacher através do e-mail: elcio@furb.br.

Fonte: Furb

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS