Polícias Militar e Civil comemoram o sucesso da Operação Saturação nesta quinta (1/9)

Fotos: Marlise Cardoso Jensen, Polícia Militar, Polícia Civil e Giovanni Silva

Por volta das 15h30min desta quinta-feira (1/9/16), foi iniciada uma operação policial na área sul de Blumenau, que se estendeu até às 23 horas. Estivemos no 10º Batalhão de Polícia Militar, onde as equipes estavam concentradas antes de dirigirem-se à região Sul de Blumenau, onde foi realizada a ação.

 

Operacao-Policial_Claudete-Lehmkuhl_1-9-16

 

Questionada sobre futuras operações como essas, a Ten Cel Claudete Lehmkuhl, comandante da 7ª Região da Polícia Militar; disse que sim.“Já faz algum tempo que estamos nesse processo de intensificação de operações. Infelizmente não contamos com muito efetivo. A forma estratégica de se trabalhar, está sendo através da elaboração dessas constantes operações com apoio de policiais de outros locais e tropas especializadas, como o BOPE de Choque de Florianópolis, sempre com a participação da Polícia Civil local. Isso dá uma calmaria à cidade por um determinado período. Quando percebermos a necessidade de agir novamente, voltamos à operação, em bairros diferentes, para que possamos conter a criminalidade”, comenta.

 

Operacao-Policial_Ten-Gassenferth_1-9-16

 

Segundo o Tenente Gassenferth, também foi mobilizado parte do efetivo interno, que trabalha no administrativo. O estilo da operação é chamado de “saturação”. A escolha do local foi definida após analisarem o ponto da cidade, onde os índices de crimes estavam acima do aceitável. “Nós sempre acompanhamos para saber onde esse índice aumenta, está estático ou diminui,” ressalta. O tenente também fez questão de esclarecer, que o policiamento em toda cidade estava normal nesta quinta (1). “Se alguém estiver em dúvida se deixamos de atender alguma região para dar atenção a outra, a resposta é não. Nosso efetivo normal está acontecendo. O que temos hoje aqui é uma ação com efetivo de reforço, em uma área específica da cidade” finaliza.

 

Operacao-Policial_Bruno-Efori_1-9-16

 

O delegado de Investigação Criminal da Polícia Civil, Bruno Effori, disse que participaram da operação conjunta, duas viaturas e oito policiais civis. Questionado sobre como vê esse trabalho conjunto das duas polícias, comentou:“É um trabalho que vamos iniciar na comarca em conjunto com as polícias civil e militar. Assim podemos fazer o trabalho preventivo, que é da Polícia Militar, junto com o investigativo e repressivo da Polícia Civil. Então, ao mesmo tempo que trabalhamos para coibir a prática de crimes, estamos investigando para identificar esses criminosos e recuperar os objetos furtados e roubados, de residências e comércios, principalmente aqui na cidade. Também trabalhamos para localizar veículos utilizados nesses assaltos, principalmente no tráfico de drogas, que é o caso da operação de hoje. Nesses condomínios do projeto Minha Casa Minha Vida, há um grande número de denúncias nesse sentido na região. Essas operações já estão sendo feitas pela Polícia Civil nestes locais há algum tempo, e na sexta (2) elas irão se concentrar no bairro Progresso. Depois irão estender-se em outros condomínios e pontos críticos da cidade” finaliza.

 

Operacao-Policial_1-9-16_10

 

A operação envolveu o Grupamento de Polícia de Choque (GPChoque), efetivo da radiopatrulha, Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicleta (Rocam), Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT), Canil Setorial (K-9) e a Agência de Inteligência (AI) do 10º BPM. Sessenta policiais militares atuaram na operação e segundo a PM, sem prejudicar o policiamento na cidade. Participaram também das ações, duas equipes da DIC de Blumenau.

 

Operacao-Policial_1-9-16_22

 

Pela primeira vez foi utilizado um ônibus equipado com sistema de videomonitoramento, podendo trabalhar em qualquer local, já que tem autonomia para operar com energia elétrica ou através de gerador próprio. O equipamento é composto por gravador de imagens, câmeras e a possibilidade agregar outras novas. Tem toda infraestrutura para operações mais longas, como banheiro, frigobar, microondas, para dar mais conforto aos policiais. A utilização do veículo foi um teste para avaliar seu uso em futuras operações. Ele permanecerá na região Sul até essa sexta-feira (2).

Segundo a Ten Cel Claudete Lehmkuhl, o ônibus faz parte do projeto “Crack, eu consigo vencer”, do Governo Federal, e já estava há algum tempo na cidade. “Se trata de um convênio da Justiça Federal com a Prefeitura de Blumenau, que nos repassou esse equipamento. Só que não tinha vindo ainda a autorização de uso, e agora já está na etapa final. A proposta é usá-lo nas operações em determinados bairros”, explica a comandante da 7ª Região da PM. “A população vai ver o veículo com mais frequência pela cidade”, finaliza.

 

Operacao-Policial_1-9-16_25

Operacao-Policial_1-9-16_23

Operacao-Policial_1-9-16_19

Operacao-Policial_1-9-16_17

Operacao-Policial_1-9-16_18

Operacao-Policial_1-9-16_12

Operacao-Policial_1-9-16_04

 

No bairro Garcia e outros próximos, foram feitas incursões e varreduras por parte das equipes especializadas da PMSC, contando com o apoio da DIC. Foram também montadas inúmeras barreiras policiais, simultaneamente em toda área sul.

No Condomínio das Nascentes, localizado na Rua Santa Maria, bairro Progresso, foi abordado um homem de 20 anos, conhecido no meio policial como “Gota”. Ele tentou fugir pulando janelas e entrando em apartamentos de outras pessoas, mas foi detido após cortar seu pé em uma vidraça. Com o suspeito, os policiais encontraram uma chave de um apartamento, supostamente abandonado pelos antigos proprietários, onde foram apreendidos 3 armas de fogo cal. 38, 10 munições intactas cal. 38, balança de precisão, aparelhos celulares, 37 g de maconha, 7,2 g de crack, 7 micro-pontos de LSD, 280 g de cocaína, balaclava e cigarros roubados.

Em outro apartamento abandonado, 3 motocicletas com registro de roubo foram recuperadas. Um veículo Renault Scenic prata, utilizado em roubos na região, também foi apreendido. Aproximadamente 150 veículos foram vistoriados, sendo 8 deles removidos ao pátio.

 

 

Operacao-Policial_1-9-16_13

 

 

Por volta das 20h, dois adolescentes de 17 anos foram apreendidos na Rua Machado de Assis, no bairro Valparaiso, com 21 pedras de crack e um torrão de maconha. Os adolescentes confirmaram aos policiais que realizavam o tráfico ilícito de entorpecentes e que cobravam R$ 10 por pedra. Outro adolescente de 15 anos, ao avistar a barreira policial na Rua Belmiro Colzani, no bairro Progresso, empreendeu fuga com sua motocicleta, mas foi abordado logo à frente. A motocicleta, que estava sem placa, havia sido furtada no dia 24/06 no bairro Vorstadt. Por fim, um homem de 25 anos foi preso após policiais encontrarem no porta-luvas do seu veículo 18 comprimidos de ecstasy e um cigarro de maconha.

De acordo com a PM, esta foi a resposta das forças de segurança pública de Blumenau, após o considerável aumento dos índices criminais na região sul, fruto da união de esforços entre as corporações, com trabalho colaborativo e de equipe.

 

Operacao-Policial_1-9-16_11

Operacao-Policial_1-9-16_15

Operacao-Policial_1-9-16_16

Operacao-Policial_1-9-16_08

Operacao-Policial_1-9-16_14

Operacao-Policial_1-9-16_07

Operacao-Policial_1-9-16_06

Operacao-Policial_1-9-16_28