Foto e dados: Polícia Militar de Blumenau
Um relato muito interessante na página de Facebook do 10º Batalhão de Polícia Militar, mostra o ser humano atrás da farda. Nesta segunda-feira (28/3/16), um dia após as comemorações de Páscoa, dois policiais militares faziam rondas pela Rua 4 de Fevereiro, na praça Largo Viena, bairro Itoupava Norte, quando viram 3 crianças sozinhas na praça, e resolveram conversar com elas.
Os meninos disseram que são irmãos, de família pobre e iam sempre até a praça brincar porque não tinham muitos brinquedos. Os policiais perceberam uma certa tristeza nos três e perguntaram qual a razão. Eles falaram que seu pai está preso, a mãe desempregada e não tinham ganhado um chocolate na Páscoa.
“Aquela fala tocou nossos corações, e Deus, nos proporcionando condições financeiras para tal, permitiu ir em um mercado próximo, onde compramos o que eles tanto gostariam de ter recebido, chocolates e pipocas. Ao nos agradecer, um deles disse: obrigado, me dá um abraço polícia, que Deus o abençoe!” teria dito um dos policiais, segundo o texto.
Para os policiais era uma família que passava por um momento difícil, com falta de estrutura familiar, mas tinham crianças com um espírito maravilhoso. “Não fomos nós que conquistamos isso; apenas conduzimos o papel da Polícia Comunitária”, completa o texto. Os policiais deixam claro que não querem apreender adolescentes, apenas fazer o que puderem, para evitar que sigam o caminho da criminalidade.